27 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Futuro da Baixa de Coimbra passa por conquistar população e comerciantes

25 de Outubro 2019

Envolver mais os comerciantes e conquistar os conimbricenses, de forma a que criem o hábito de ir à Baixa, é o grande desafio da nova Direção da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), que tomou posse na sexta feira, no terraço do hotel Oslo, tendo como cenário o “coração” da cidade.

No final da sessão, Assunção Ataíde, que sucede a Vítor Marques na liderança da Agência, sublinhou que “é preciso acreditar” na Baixa e “estimular as pessoas”, mostrando-lhes que Coimbra é “realmente uma cidade que tem potencial e está a ser um pouco negligenciada pelas pessoas” que cá habitam.

Numa altura em que se mantém um grande fluxo turístico, diz que “os estrangeiros ficam encantados com Coimbra” e espera que, na sequência do trabalho desenvolvido pela última Direção e dos novos projetos que a nova equipa está já a preparar, a população possa olhar para a Baixa da sua cidade de outra forma e com outro otimismo. “Acima de tudo nós temos que investir nas pessoas de Coimbra porque o turismo pode ser efémero. Agora estamos numa fase de grande turismo mas o nosso objetivo é conquistar as pessoas de Coimbra”, sublinha a nova presidente.

Assunção Ataíde, que fez do ensino a sua carreira mas que sempre teve “um grande gosto” pelo comércio, assumindo a gerência de “A Camponesa”, na Rua da Louça, em 2016, garante que este é “um grande desafio”, uma “responsabilidade” que, de início, se recusou a aceitar mas que acabou por a motivar. “Arranjei uma equipa fantástica, com muitas frentes e temos realmente muita vontade de continuar o trabalho que foi feito até agora e que tem vindo sempre a crescer”, disse, manifestando muita vontade de “andar na rua e de falar e ouvir as pessoas”.

Consciente de que nem sempre foi fácil para as anteriores Direções envolver os comerciantes nas múltiplas realizações, a presidente recorda que os empresários viveram também tempos difíceis, “passaram por uma grande depressão e há comerciantes que ainda se estão a curar dela”. A nova equipa é composta sobretudo por empresários que chegaram mais recentemente à Baixa mas também por outros que estão a continuar um trabalho que “já vêm de outras gerações”. Sublinha que o trabalho a desenvolver será sempre de continuidade, com alguma mudança e “muito entusiasmo”, mas que se irá “apoiar nas pessoas que já cá estão há alguns bons anos, no que vem de trás”. Aproveitando essa experiência, manifesta o desejo de “avançar, de serem criativos, conquistar as pessoas e estimular a curiosidade para que queiram saber o que é que vai acontecer hoje na Baixa”.

Na Baixa há cerca de dois anos e meio, entende que houve uma evolução nesta área da cidade, verificando-se “mais dinamismo, as ruas mais cheias, com mais gente a querer investir e com as pessoas com outra alegria”. Assume que o trabalho desta Direção será “muito mais fácil” do que o da anterior, porque apanha “a Baixa numa fase ascendente”, enquanto a anterior teve que lidar com uma fase de “grande depressão”.

A tomada de posse surge numa altura de grande dinamismo para a Baixa, dada a proximidade do Natal. Assunção Ataíde adianta já que vão dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser feito, com algumas novidades que serão entretanto anunciadas, devendo a equipa eleita reunir em breve.

Os novos corpos sociais

Para além da presidente, foram empossados também João Francisco Campos, que preside à Assembleia Geral. Na ocasião, o também presidente da União de Freguesias (UF) de Coimbra sublinhou que a “UF tem estado sempre com os comerciantes e vai continuar a estar”, trazendo para a Baixa muitas das suas realizações.

Na Assembleia Geral tomaram ainda posse Bárbara Figueiredo e Manuel Alegre como secretários. Na Direção tomou posse como vice-presidente Cátia de Melo, como tesoureiro José Pereira e como vogais Fernando Branco, Manuel Vieira, Orlanda Duarte, António Simões, Tânia Rêgo e João Monteiro.

O Conselho Fiscal é presidido por André Mogo e tem como vogais Luísa Lucas e Telmo Almeida.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM