O Campo Vale do Fôjo, em Brasfemes, será, amanhã (27), palco de uma partida de futebol muito especial. O União Clube Eirense e o Real Clube Brasfemes uniram esforços para organizar um jogo solidário cujo objetivo é apoiar os Bombeiros Voluntários de Brasfemes na aquisição de equipamentos de proteção ocupacional e de desencarceramento, essenciais para a sua atuação em situações de emergência.
O evento, que se realiza a partir das 16h00, pretende mobilizar a comunidade para uma causa maior: reconhecer e apoiar o esforço incansável dos bombeiros que, com coragem e dedicação, estão diariamente na linha da frente na defesa de vidas humanas, bens e florestas.
“A partida solidária de futebol é muito mais do que um jogo. É um exemplo de como o desporto pode mobilizar a sociedade para causas maiores, transformando solidariedade em recursos que permitem reforçar as nossas respostas humanitárias. Cada contributo faz a diferença na vida de quem mais precisa”, sublinha a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Brasfemes.
Desporto que se transforma em solidariedade
Sob o lema “Vamos ajudar quem nos ajuda”, a iniciativa conta com o apoio da Junta de Freguesia de Brasfemes e da União de Freguesias de Eiras e S. Paulo de Frades, cujos presidentes, João Paulo Marques e Luís Correia, manifestaram o seu empenho em estar lado a lado com os bombeiros.
As pulseiras de acesso ao recinto desportivo tem apenas o valor simbólico de dois euros, podendo ser adquiridas nas sedes do União Clube Eirense, Real Clube Brasfemes e Associação dos Bombeiros de Brasfemes.
Vânia Carvalho, presidente dos Bombeiros de Brasfemes, sublinhou a importância do gesto. “A vitória está sempre garantida, quando clubes, freguesias e comunidade caminham lado a lado, todos somos vencedores. Este jogo é a prova viva de que, unidos, conseguimos sempre ir mais longe. No próximo sábado não jogaremos por pontos, mas sim por vidas. A chama que nos moverá não é a do fogo, mas a da solidariedade, e essa ninguém apaga”.
Também Pedro Carvalho, presidente do Real Clube Brasfemes, e Catarina Crisóstomo, presidente do União Clube Eirense, reforçaram o papel central da solidariedade e a missão de ambos os clubes em apoiar causas sociais relevantes.
Para Horácio Ferreira, comandante dos Bombeiros Voluntários de Brasfemes, o jogo solidário acaba por ir muito além da ajuda financeira e vê este gesto como uma união da comunidade e o reconhecimento pelo trabalho incansável dos bombeiros, que estão disponíveis 365 dias por ano, 24 horas por dia.
O montante angariado reverterá integralmente para a aquisição de novos equipamentos de proteção e de desencarceramento, reforçando a capacidade de resposta dos bombeiros locais.