A Fundação ADFP (Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional, de Miranda do Corvo, investiu mais de 240 mil euros em módulos fotovoltaicos, com uma produção anual prevista de 295.000 kWh. Os edifícios contemplados foram a Residência Cristo Redentor, no Senhor da Serra, e o Edifício Sede.
Os dois sistemas instalados totalizaram 762 módulos fotovoltaicos “de alta eficiência com células de última geração Poly PERC, numa área total de 1250m2, pela empresa mirandense PICLIMA”, como destaca a ADFP em nota divulgada.
No Edifício Sede a produção dos sistemas é de 276.000 kWh por ano relativos a um total de 713 módulos, que se deverão traduzir numa economia de cerca de 113 toneladas de CO2 anualmente. Este edifício, além de produzir a sua própria energia elétrica, irá abastecer todos os edifícios do complexo Centro Social Comunitário, onde habitam cerca de 270 pessoas (inclui Hospital em construção). A Residência Cristo Redentor tem um sistema com 49 módulos para a produção de 19.000 kWh por ano, sendo evitadas oito toneladas de CO2 também anualmente.
A Fundação ADFP prevê que este investimento seja recuperado num prazo estimado de cinco a seis anos, sendo que o custo médio do kWh é 0,16 cêntimos e a produção anual prevista é de 295.000 kWh (47.000 euros) por ano.
Com este investimento, a instituição procura diminuir a dependência de fornecimentos externos de eletricidade bem como todas as poupanças associadas. Procura apoiar também a economia regional, uma vez que este projeto foi realizado pela empresa Piclima, sediada precisamente no concelho de Miranda do Corvo.