21 de Junho de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Fundação ADFP ensina a produzir queijos

14 de Dezembro 2018

A Fundação ADFP está a promover um Curso de Produção de Queijos, no espaço Queijaria/Fumeiro do Parque Biológico da Serra da Lousã. Esta formação está a decorrer até segunda feira e visa “dotar os formandos com conhecimentos básicos e competências práticas para a produção e comercialização de queijos artesanais e proporcionar-lhes o conhecimento dos princípios de negócio associados à produção de queijo”.

Os conteúdos do curso vão desde as boas práticas de segurança, higiene e saúde no trabalho, passando pelo processo de transformação da matéria-prima e pelas operações de acabamento e embalagem, entre outros.

Este curso decorre no âmbito do protocolo de colaboração estabelecido com a Fundação EDP. Recorde-se que, em 2012, o projeto Queijaria/Fumeiro venceu o Programa EDP Solidária, recebendo a Fundação ADFP um apoio financeiro de 75 mil euros para a criação de uma unidade de transformação, com queijaria e fumeiro tradicional, para dinamizar atividades produtivas e integração profissional de pessoas com deficiência e valorizando os recursos endógenos do Parque Biológico da Serra da Lousã, equipamento onde existe um Museu Vivo de Artes e Ofícios Tradicionais com uma Loja de Artesanato, onde se divulgam os produtos endógenos.

De acordo com a Fundação ADFP, estes queijos são vendidos na loja do Parque e entram nos cabazes de Natal que a instituição está a comercializar nesta altura e que promovem ainda outros produtos endógenos, como o vinho Terra Solidária, o mel e os enchidos. Com o slogan “Lembranças que marcam…”, estes cabazes estão disponíveis em três opções – Cabaz Fundação, Cabaz Rústico e Cabaz Natura – e encontram-se em exposição na Loja de Artesanato, no Hotel, no Centro de Informação e no Museu do Mel. Na Loja de Artesanato, os interessados podem ainda selecionar os produtos e compor o seu próprio cabaz.

 

 

 


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM