Visitas, encontros, apresentação de livros e lançamento de um novo vinho são algumas das iniciativas que integram as comemorações dos 31 anos da Fundação ADFP – Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional, de Miranda do Corvo, que estão a decorrer ao longo do mês.
O programa comemorativo abriu no sábado, com o Encontro do Conselho Consultivo, que integrou uma visita às obras do Hospital Compaixão e almoço no Restaurante Museu da Chanfana, no Parque Biológico da Serra da Lousã. Prosseguiram na terça feira, 6 de novembro, dia em que a Fundação completou os 31 anos. Cerca de duas centenas de pessoas foram convidadas a associar-se às celebrações e a visitar as obras do Hospital Compaixão, de ampliação da Residência Cristo Redentor e as novas instalações da Saboaria D’ Natureza Cosméticos na zona industrial de Miranda do Corvo. O dia terminou com o jantar de aniversário, onde foi divulgada a constituição do novo Conselho de Estratégia e pré-apresentado o livro “Fundação ADFP 30 Anos”.
As celebrações continuam hoje, na Casa Dignidade, em Coimbra, junto ao Parque Verde, onde vai ser organizado um jantar para os utentes, pessoas sem-abrigo, voluntários e equipa. Para amanhã está marcado um encontro do Conselho de Amigo no Museu do Mel, em Miranda do Corvo. Este grupo é constituído por mirandenses residentes, que apoiam a instituição na persecução da sua atividade. O programa integra a visita ao Hospital, um “Debate sobre o Futuro” e um “Coffee Friend”.
Na terça feira, às 16h00, no Café Concerto do Convento de São Francisco, em Coimbra, vai ser apresentado o livro “Fundação ADFP: 30 Anos a Investir, com Bondade, em Pessoas”; e no dia 16, Dia Internacional para a Tolerância, às 15h00, no Templo Ecuménico Universalista, o Observatório Internacional de Direitos Humanos vai formalizar a criação de um Centro Internacional de Acolhimento na Fundação ADFP.
As comemorações continuam no dia 17, no Parque Biológico, com a realização do X Capítulo da Real Confraria da Matança do Porco, evento que conta com a colaboração do Grupo Etnográfico Tecedeiras dos Moinhos. Terminam, no dia 23, com o lançamento do Vinho Terra Solidária Tinto Reserva, sessão que decorre, a partir das 18h00, na Galeria Santa Clara, em Coimbra.
A Fundação ADFP nasceu em 1987 sob a denominação de Associação para o Desenvolvimento e Formação Profissional, uma Instituição Particular de Solidariedade Social com formação profissional vocacionada para pessoas com necessidades especiais. Atualmente tem valências de apoio a crianças, jovens, mães vítimas de maus tratos, idosos, passando pelas problemáticas sociais e de saúde da deficiência, doença mental, refugiados e sem-abrigo. Acolhe em regime residencial 480 pessoas e apoia regularmente 3400. A nível de colaboradores, conta com mais de 800 regulares, sendo que destes 40 por cento são pessoas com deficiência e/ou doença mental, 19 por cento com funções de chefia. De acordo com a instituição, muitos iniciaram as suas funções na formação profissional e hoje integram os quadros da instituição.