13 de Janeiro de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Fundação ADFP atribui bolsas de estudo a crianças “brilhantes”

12 de Abril 2019

A Fundação ADFP (Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional) vai atribuir três bolsas de estudo no ano letivo de 2019/2020 aos candidatos que, apesar de revelarem excelentes capacidades académicas e desejarem frequentar o colégio St. Paul’s School, não possuam condições económicas para o fazer.

De acordo com a instituição, as bolsas vão contemplar alunos do 3.º, 5.º e 7.º anos (uma por cada ano letivo) e vão englobar os valores da inscrição e das propinas, podendo os restantes serviços disponibilizados pelo colégio bilingue, como alimentação e transporte, serem também gratuitos ou terem um valor reduzido, de acordo com os rendimentos das famílias.

Os critérios de seleção dos candidatos vão assentar no mérito académico, tendo por base o desempenho obtido nos dois períodos letivos e em anos letivos transatos, bem como na recomendação do aluno por parte de docentes ou diretores de estabelecimento e numa entrevista a realizar com o aluno e respetiva família.

Os interessados em candidatar-se a estas bolsas podem submeter a sua candidatura eletrónica até 31 de maio de 2019, através de formulário disponibilizado no portal eletrónico da Fundação ADFP.

Recorde-se que o St. Paul’s School, situado em S. Martinho do Bispo, Coimbra, é um colégio privado, sem apoios do Estado, onde as famílias investem num ensino de excelência para os seus filhos. A Fundação explica que “este facto impede algumas crianças de frequentar o St. Paul’s devido a insuficiência económica da família para fazer face às mensalidades” e considera “ser prioridade nacional um sistema de ensino que privilegie a valorização das capacidades intelectuais dos alunos”. Nesse sentido, tem vindo a desenvolver também o projeto “Mentes Brilhantes”, que visa “a deteção de crianças sobredotadas, procurando combater o abandono escolar e promover o sucesso educativo”.

A Fundação ADFP defende que “as crianças talentosas ou sobredotadas devem merecer uma atenção especial por parte da escola” e lembra que há países, como os EUA, “onde as melhores escolas privadas concedem bolsas a alunos de excelência, com insuficiência económica, prática que a Fundação quer seguir no St Paul’s School”.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM