A Jeropiga Paixão Natural, o novo produto da Fundação ADFP (Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional), foi apresentada, na semana passada, na adega da instituição, em Miranda do Corvo.
A bebida, feita com uvas provenientes das vinhas de Penela e Lamas, é uma jeropiga “diferente, doce, límpida, aromaticamente intensa, envolvente” e tem um teor alcoólico de 18 por cento, segundo explica Gonçalo Moura da Costa, enólogo residente da Fundação. Além de resultar de um estágio de seis meses em barricas de carvalho francês, a receita é fruto de uma pesquisa histórica aos povoamentos romanos de Conímbriga e Rabaçal.
No evento esteve presente a “Confraria da Geropiga dos Moinhos”, que apadrinhou o produto, e outras entidades como a Real Confraria da Cabra Velha, Real Confraria da Matança do Porco, Confraria do Vinho de Lamas e Confraria dos Ungulados, Javali e Castanha.
O presidente da Fundação, Jaime Ramos, referiu que a escolha do nome da marca está apoiada na iniciativa autárquica de associar Miranda do Corvo à “Paixão Natural”. Mostrou, ainda, disponibilidade para uma cooperação com a “Confraria da Geropiga”, afim de uma maior divulgação e valorização dos produtos locais.
A “Paixão Natural” é a nova marca de uma linha de produtos da Fundação ADFP, que tem como lema do projeto vitivinícola “não só produzimos vinhos, engarrafamos emoções”. Neste setor, a instituição anuncia ainda, para breve, o lançamento do novo vinho Branco e Rosé “Paixão Natural”, desta vez com nova garrafa e mais arrojado. Recorda também que cada rótulo da marca presta tributo a um animal do Parque Biológico da Serra da Lousã.
A nova jeropiga pode ser comprada na loja de artesanato do Parque, no Museu do Mel ou na loja online da Fundação ADFP.