18 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Freguesias de Coimbra distribuem cabazes de Natal

21 de Dezembro 2018

Natal é sinónimo de solidariedade. Imbuídas deste espírito, algumas freguesias de Coimbra procuram tornar esta quadra mais acolhedora e feliz para as famílias que vivem com maiores dificuldades. A Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, a União de Freguesias (UF) de Santa Clara e Castelo Viegas e a UF de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades são algumas das freguesias do concelho que, nesta época festiva, vão distribuir cabazes de Natal por centenas de famílias.

A Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, presidida por Francisco Andrade, distribui hoje, entre as 9h30 e as 17h30, na sua sede, cerca de 200 cabazes de Natal pelas famílias que se deparam com maiores dificuldades económicas. Esta ação solidária é promovida com o apoio de várias empresas, bem como com a colaboração dos seniores que frequentam as muitas atividades da Junta. “Chamámos a comunidade também a participar e a associar-se a esta iniciativa solidária”, explica Catarina Simões, assistente social responsável por esta iniciativa. Assim, para além dos bens essenciais recolhidos, fundamentalmente produtos alimentares não perecíveis e ligados à quadra natalícia, foram entregues ainda outros, como bolachas, chocolates, compotas, cereais, entre outros.

Todos estes bens compõem os cabazes de Natal, tendo havido uma preocupação especial com as famílias numerosas. A seleção das famílias contempladas resulta de um trabalho articulado entre a assistente social da Junta, Catarina Simões, e de profissionais de outras instituições que atuam na área abrangida por esta vasta freguesia. A maioria é acompanhada ao longo de todo o ano, das mais variadas formas.

S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades entrega 270 cabazes

A UF de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades promove, também hoje, ação idêntica. De acordo com o presidente, Jorge Veloso, vão ser entregues, a partir das 8h30, nas instalações de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, 270 cabazes de Natal. O autarca esclarece que as famílias beneficiadas foram criteriosamente selecionadas, em função das suas necessidades, havendo também o cuidado de chegar a todos aqueles que mais precisam e que não estão já contemplados por outras entidades que também atuam na área social.

“Queremos tornar esta época mais feliz para as famílias, assegurando-lhes uma ceia mais recheada e uma quadra festiva mais acolhedora”, assegura Jorge Veloso.

Santa Clara e Castelo Viegas entrega amanhã 250 cabazes

A UF Santa Clara e Castelo Viegas, presidida por José Simão, preparou também 250 cabazes de Natal, que vão ser entregues amanhã pelas famílias que foram sinalizadas ao longo do ano pela Comissão Social de Freguesia.

Esta ação solidária decorre em Santa Clara, a partir das 10h00, e em Castelo Viegas, a partir das 14h30. De acordo com esta UF, “a maioria dos cabazes vai ser entregue a pessoas idosas que vivem sozinhas e a famílias com filhos que não conseguem fazer face às despesas”.

Em qualquer um destes três casos, houve a preocupação de rechear os cabazes com bens variados, não perecíveis e alusivos a esta quadra festiva. Assim, em nenhum deles falta o bacalhau e o famoso Bolo Rei, produtos a que se juntam muitos outros como azeite, óleo, leite, bolachas, mercearia e conservas diversas.

Com esta ação solidária, os executivos destas freguesias dão continuidade ao vasto trabalho que desenvolvem ao longo do ano a nível social, procurando assegurar às famílias uma quadra natalícia com mais conforto e com uma mesa mais recheada.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM