29 de Novembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Freguesia de Santo António dos Olivais celebra 164 anos

23 de Novembro 2018

A Freguesia de Santo António dos Olivais celebra domingo, 25 de novembro, 164 anos. As comemorações começaram ontem com a abertura da Feira à Moda Antiga e do Artesanato e prolongam-se até domingo, com evocações históricas, homenagens e outras iniciativas que demonstram a dinâmica desta freguesia de Coimbra, uma das maiores do país.

As comemorações dos 164 anos da Freguesia de Santo António dos Olivais começaram ontem, com a inauguração da Feira à Moda Antiga e do Artesanato, certame que junta, até domingo, dezenas de expositores no jardim entre os centros comerciais Gira Solum e o Alma Shopping.

A esta grande realização, a Junta associa outras, que procuram celebrar a criação e a história desta Freguesia. Este aniversário vai ser assinalado assim com vários momentos distintos, que decorrem até domingo. O presidente, Francisco Andrade, destaca a realização, amanhã, às 15h00, no Salão Nobre da Junta, de uma palestra sobre Santo António, Santo Padroeiro que dá o nome à Freguesia. Acérrimo defensor da importância que este Santo teve e continua a ter para os Olivais, Francisco Andrade vai falar sobre este tema mas também sobre a própria criação e evolução da Freguesia, numa sessão para a qual foram convidadas diversas entidades.

A sessão começa ao som da guitarra de Coimbra, seguindo-se a exibição de um filme sobre Santo António e a palestra “A importância dos Olivais na vida de Santo António e o nascimento da Freguesia”. O programa continua com uma intervenção de Frei Domingos Celebrin e a sessão de encerramento está a cargo do presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado. Esta sessão termina com uma declamação poética com Rui Amado, acompanhado por violinos.

Outro dos pontos altos das celebrações está marcado para domingo, às 16h00, no auditório da Junta, com a homenagem ao “Mendigo Basilius” e a inauguração de uma exposição de fotos do ator Joaquim Basílio, falecido no ano passado e que se tornou conhecido em todo o país e no estrangeiro pela forma realista e emocionante como encarnou, durante anos, o papel do “Mendigo Basilius” em várias feiras medievais.

“Joaquim Basílio foi um homem realmente marcante, um artista do povo que queremos homenagear”, realça o autarca, explicando que o ator vai ser recordado por dois oradores na presença de familiares, amigos e população que se queira associar a este reconhecimento.

O programa de aniversário integra ainda a realização de uma palestra sobre nutrição, hoje, a partir das 14h00, no auditório da Junta. Com o tema “Mitos e Verdades sobre a Alimentação Saudável”, vai ser proferida pela nutricionista Carina Ferreira. O programa segue depois, a partir das 15h30, com a realização de rastreios nutricionais abertos a quem assistir à palestra. Organizado pelo Pelouro de Solidariedade Social da Junta e pelo Espaço Calmamente, este evento tem participação gratuita.

A par com todos estes eventos decorre então a Feira à Moda Antiga e do Artesanato, que apresenta na Solum uma grande diversidade de produtos e atrações, onde se destaca o artesanato, a gastronomia, a doçaria, os produtos de fumeiro, os queijos e a animação.

“Recriamos mais uma Feira à Moda Antiga, juntamente com a Feira de Artesanato, e queremos lembrar à população de Santo António dos Olivais que esta é mais uma atividade que tem como finalidade mostrar às pessoas o que se faz na Freguesia a nível cultural. Esta é já uma feira marcante, muito apreciada e que queremos continuar”, sublinha Francisco Andrade.

A feira abriu ontem num ambiente de grande festa e animação, registando-se já grande afluência de público. Reabre hoje às 16h00 e no fim de semana pode ser visitada a partir das 12h00.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM