23 de Junho de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Freguesia de Ançã premeia domingo mérito e dedicação

13 de Dezembro 2019

A Freguesia de Ançã, no concelho de Cantanhede, vai celebrar 648 anos no domingo com uma “Gala de Honra”, onde vai distinguir e premiar todas as personalidades, coletividades e empresas que, ao longo do ano, têm ajudado a levar mais longe o nome desta vila milenar.

As comemorações começam com o hastear das bandeiras, às 8h00, e continuam com a celebração de missa, às 12h00. O ponto alto das festividades acontece à tarde, a partir das 16h00, na Quinta da Sobreira Quinhentista, com a realização da gala, promovida pela Junta, com o patrocínio do Município de Cantanhede.

Este será, como realça o presidente da Junta de Freguesia, Cláudio Cardoso, “um momento de celebração, com a entrega de prémios de mérito a figuras distintas da Freguesia, nas áreas associativas, culturais, profissionais, sociais” e também de personalidades que, “de algum modo, contribuíram para elevar o nome de Ançã”.

Apesar do aniversário ter sido a 12 de setembro, uma vez que foi precisamente nesse dia, em 1371, que D. Fernando elevou Ançã à categoria de vila, concedendo-lhe alguns privilégios, as celebrações vão decorrer no domingo, encerrando assim “o ano em ouro”. Cláudio Cardoso recorda que esta gala começou em mandatos anteriores premiando o desporto. No ano passado abriu-se também aos agentes culturais e, desta vez, apresenta-se muito mais abrangente.

“Vamos fazer uma justa homenagem, uma manifestação de reconhecimento público a todos aqueles que, individualmente ou de forma coletiva, fizeram alguma coisa de relevo a nível desportivo, cultural mas também a nível da ação social e do empreendedorismo. Queremos reconhecer, no fundo, todos aqueles que, de alguma forma, tenham enriquecido Ançã, tenham dado projeção ao seu nome e sejam uma mais valia para a vila, pelo seu trabalho, esforço e dedicação”, realça o autarca.

De acordo com Cláudio Cardoso, vão ser distinguidas oito pessoas na área da cultura, 19 no desporto, duas na ação social e duas no empreendedorismo. A estes juntam-se ainda os prémios “Ançã Ouro”, o “mais alto galardão”, que será entregue a duas coletividades – Filarmónica Ançanense, instituição que comemorou este ano o seu 140.º aniversário, “num reconhecimento por tudo o que já deu à Freguesia; e ao Ançã Futebol Clube, “quer pelo seu desempenho na época transata, quer pelo seu historial ao longo destes 74 anos ao serviço do desporto”. O mesmo galardão vai distinguir ainda duas personalidades que “contribuíram para o engrandecimento da vila” – António Madeira Teixeira e António Poiares Baptista.

Domingo será, portanto, dia de festa na vila de Ançã. A gala vai contar ainda com os habituais discursos dos presidentes da Junta e Assembleia de Freguesia e de um representante da Câmara Municipal de Cantanhede. Haverá também muita animação musical, assegurada pela Filarmónica Ançanense, Academia de Música de Ançã e outros grupos que também se irão juntar a esta festa que, como sublinha Cláudio Cardoso, pretende “reconhecer todas as associações da Freguesia, que trabalham nas mais variadas áreas”.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM