A obra fotográfica de Varela Pècurto, doada pelo fotógrafo ao Município de Coimbra, pode ser apreciada, até 29 de fevereiro de 2020, na Casa Municipal da Cultural de Coimbra. Durante estes meses, o visitante vai encontrar nesta exposição um conjunto de 16 fotografias que divulgam a Coimbra das décadas de 50 e 60, focando temas como a etnografia, alguns aspetos urbanos, atividades de índole económica e social, além de vistas aéreas.
Através do olhar do fotógrafo, vai ser possível conhecer ou recordar uma cidade diferente da da atualidade, onde sobressaem imagens relacionadas com o quotidiano da Coimbra de outrora, como aquelas intituladas “O Belo Choupal”, “Notívago” ou “As saudosas lavadeiras”; motivos de reportagem fotográfica plasmados nas fotografias intituladas “Fogo na Praça Velha” e “O fogo da esperança”. Destaque, ainda, para a captação das singularidades da natureza em “Cooperação Astral” ou no título “Outonal”; e para as imagens aéreas de Coimbra que o autor mostra, através de “Poda que resultou” e em “Surpresa!”, mantendo como tema central a cidade na obra intitulada “Chegada a Coimbra”.
Esta exposição insere-se no programa “Memorizar Coimbra”, que tem sido levado a cabo pela Câmara Municipal com o objetivo de apresentar ao público, com regularidade, fotografias da cidade de outros tempos. Pretende também divulgar o valioso acervo imagético municipal, designadamente, aquele existente no serviço da Imagoteca da Biblioteca Municipal de Coimbra. Desta vez privilegia o trabalho de Varela Pècurto, fotografo que nasceu em Ervedal, concelho de Avis, a 7 de abril de 1925, mas que se fixou em Coimbra em 1950, cidade onde se mantém até à atualidade.
“Memorizar Coimbra” tem acesso livre e pode ser visitada de segunda a sexta feira, das 10h00 às 19h30, e ao sábado, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.