16 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Formandos do CEARTE distinguidos com prémio internacional

1 de Março 2019

O Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE) conquistou o segundo prémio do Concurso Internacional de Criadores de Moda “Lenços Namorar Portugal”, evento que decorreu no Dia dos Namorados, em Vila Verde, no distrito de Braga.

O centro participa, desde 2012, no Concurso da Gala “Namorar Portugal” com trabalhos executados pelos formadores e formandos dos cursos de Costura, Modelista de Vestuário, Design Têxtil ou Bordados, sendo esta já a oitava distinção.

Dos 88 coordenados em competição nesta edição, 13 foram produzidos pelas formandas do curso de Modelista de Vestuário do CEARTE, que se inspiraram na ganga para conferir um ar moderno e urbano aos “Lenços dos Namorados”, sem descurar o lado romântico que os caracteriza.

Manuela Moreira e Isaura Alves, formadoras da área Têxtil do CEARTE, destacaram-se com um coordenado que lhes valeu o segundo prémio no concurso, um vestido preto bordado, com “corte sereia” e decote em forma de coração. Esta peça conquistou o júri, constituído por diversas personalidades do mundo da moda, do ensino e do setor empresarial, destacando-se pelos pormenores, materiais e criatividade.

Para o diretor do CEARTE, Luís Rocha, este resultado “confirma a criteriosa seleção de formadores que assenta, não só em elevadas competências pedagógicas, mas também na criatividade e capacidade de inovar o tradicional – ambas competências fundamentais nesta área”.

Com o tema “Escritas de Amor”, o concurso contou com a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo. Procura promover os “Lenços dos Namorados” como elemento de arte e tradição local, desafiando designers e estilistas nacionais e internacionais a conceberem peças contemporâneas, inspiradas numa tradição que remonta ao século XVIII.

Lançado em 2003, este concurso realiza-se todos os anos a 14 de fevereiro, numa organização do Município de Vila Verde, em colaboração com a Cooperativa Aliança Artesanal. Conta com a participação de escolas de moda de Portugal, Espanha, Itália e Hungria, assim como designers e estilistas portugueses.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM