O Folknova – Festival de Saltamontes, cuja 12.ª edição decorre em Vila Nova, Miranda do Corvo, de hoje (1) até domingo (3), quer assumir-se como exemplo de organização comunitária envolvendo os moradores.
A música e outras expressões da cultura popular regressam àquela localidade este fim de semana, contando com a presença de artistas nacionais e estrangeiros e, no segundo dia, a “estreia absoluta” do Ricardo Grácio Trio, lançado recentemente por aquele multi-instrumentista da zona de Coimbra.
Ricardo Grácio integra a Brigada Victor Jara, banda nascida na Lousã, em 1975, no contexto das campanhas de dinamização cultural do Movimento das Forças Armadas (MFA) e atua também em Vila Nova, no domingo (3), a encerrar o programa.
O programa inclui mais de 20 oficinas em diferentes áreas, designadamente as danças portuguesas e europeias, viradas para a ecologia, a sustentabilidade ambiental, o relaxamento e o contacto com a natureza.
A par dos concertos, teatro de marionetas e dança, é também realizada a série de sessões “Na casa com…”, com testemunhos de moradores de Vila Nova, em matérias tão diferentes como a gastronomia, a alfaiataria e a olaria, bem com outros ofícios e artes tradicionais.
O Folknova foi fundado por José Godinho, antigo presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova, falecido em 2013, na esteira do movimento europeu que visava a preservação da herança celta e do património galaico-português. Atualmente, assume-se como festival de música, mas agrega outras vertentes da cultura popular, “muito ligado à valorização do património rural”, refere a organização.
O Folknova é uma iniciativa conjunta do Centro de Animação Desportiva e Cultural, Junta de Freguesia de Vila Nova e Município de Miranda do Corvo, com apoio dos Baldios de Vila Nova.