23 de Junho de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Folia do Carnaval anima domingo Bairro Norton de Matos

1 de Março 2019

Centenas de foliões são esperados, no domingo, no desfile de Carnaval do Bairro Norton de Matos. Promovido pela Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, este corso conta este ano com uma maior participação, esperando-se grande afluência de público nesta tarde recheada de criatividade, diversão, música e alegria.

Mais de 350 pessoas vão participar, na tarde de domingo, no Corso Carnavalesco de Santo António dos Olivais. A festa, que tem já grande tradição na cidade, regressa ao Bairro Norton de Matos com todos os atrativos que lhes são caraterísticos, num desfile que junta pessoas de todas as idades, num verdadeiro encontro de gerações onde o mais importante é a diversão.

Luísa Gomes Duarte e Telmo Melo são os “reis” do Carnaval dos Olivais

De acordo com Graça Oliveira, do Pelouro da Cultura da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, vão participar neste desfile “entre 25 a 30 grupos, da Freguesia, da cidade e alguns oriundos de outra regiões”. Tal como tem acontecido nos últimos anos, não faltam também os reis da festa. Luísa Gomes, “nascida e criada” no Bairro Norton de Matos e estudante na Escola Superior de Educação de Coimbra, vai partilhar o trono com o mágico Telmo Melo.

Com grande tradição nesta localidade, havendo registos desta festa há mais de um século, o Carnaval dos Olivais foi retomado em 2001 e, desde então, tem-se afirmado como um acontecimento de referência em Coimbra, que atrai pessoas de toda a cidade.

A concentração dos grupos está marcada para as 14h30, na Rua Verde Pinho, onde começa, meia hora depois, o desfile. Os carros alegóricos e os foliões vão passar pela Travessa Verde Pinho, Rua Dr. Daniel de Matos, Rua Adolfo Loureiro, Rua de Macau, Rua Mouzinho de Albuquerque, Rua Pedro Álvares Cabral e Rua Dr. Daniel de Matos, terminando o corso na Praceta Infante D. Henrique.

Tal como manda a tradição, a festa faz-se por todo o Bairro. Graça Oliveira realça que “os estabelecimentos estão de portas abertas e preparados para acolher todos os visitantes”, havendo também muitas atrações nas ruas, onde não vão faltar as tradicionais barraquinhas das farturas, das pipocas e do algodão doce, criando um ambiente de confraternização e alegria por toda aquela zona da cidade.

“O Carnaval dos Olivais mantém, ano após ano, as suas tradições e genuinidade. Não é um evento a imitar brasileiros mas é um Carnaval como há muitos anos também se fazia nesta Freguesia, que atrai pessoas de todas as gerações, desde as nossas crianças aos seniores”, realça Francisco Andrade. O presidente da Junta de Santo António dos Olivais recorda que este evento surgiu como “um reforço” à programação cultural da Freguesia e às atividades que o executivo tinha já projetado para os seniores, procurando criar atrativos que envolvam a população e proporcionem momentos de grande convívio e alegria.

Fazer deste o “Carnaval da cidade” era o desejo do autarca, um objetivo conseguido como o traduz o cada vez maior número de participantes e público. “A participação é cada vez maior. Há cada vez mais pessoas e grupos de Coimbra a quererem trazer os seus carros alegóricos, a quererem participar e a associar-se à festa”, sublinha, deixando um convite a todos para que “venham este domingo ao Bairro e desfrutem de toda esta animação”.

No final deste desfile, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra e da Fundação Inatel, há prémios para os melhores grupos.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM