11 de Dezembro de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

LUCINDA FERREIRA

Figuras de excelência da nossa Terra!

22 de Fevereiro 2019

São muitos os clínicos e figuras de excelência que têm passado nas nossas vidas. Gratidão a todos que assim procedem! Neste texto de hoje dou continuidade ao publicado na semana passada, onde enalteci o trabalho de alguns profissionais que fazem a diferença pelas suas atitudes de bondade, saber e empenhamento em bem cumprir os seus deveres.

Aqui fica também uma palavra para a Dr.ª Helena Baía, médica de família sempre pronta para escutar tudo e a todos. Almoçava com uma maçã e se fosse preciso partilhava-a com o paciente. Isto como almoço, às duas horas e tal da tarde e muitas outras aventuras semelhantes, para chegar a todos.

São de facto, figuras de excelência estas pessoas que se esquecem de si mesmas, para valer a quem precisa, numa atitude delicada. Abnegada. Amiga. Paciente. Na aflição, o amor e cuidado, muitas vezes até com sacrifício e cansaço do médico, é algo a destacar. Agradecer. Louvar, num campo tão desgastante e agressivo, para alguns. Para outros, tão ambicioso. Autoritário. Apressado e sem consciência da profissão que escolheram, que é missão e não para enriquecer e ter prestígio (?!) e por desleixo ou falta de atenção, assim atentarem contra a vida dos que têm a infelicidade de lhes cair nas mãos.

(Na admiração, a homens e mulheres, há também alguém que não posso deixar de realçar, pelo esforço. Persistência. Generosidade. Manuela Duarte, a minha ajudante nas lidas de casa. Amiga, há já quase 11 anos! Levanta-se às 6h00 da manhã, com peripécias incríveis dos transportes, pois mora em Miranda do Corvo, longe da paragem do autocarro, quando o comboio era a dois passos da sua casa… Arrancaram as linhas da ferrovia. Promessas e sonhos de esperança, na ligação a Coimbra. Hoje, o preço, dessas aventuras de toda a ordem, é muito cruel. Sair muito cedo, andar até ficar cansada. O frio a congelar-lhe a cara… As pernas a dobrarem-se com dores. À noite, cruza-se com os javalis… Doente, toma comprimidos para poder vir trabalhar, com artrite reumatóide. Jovem, fica viúva. Cuida das filhas, dos muitos cães e gatos que recolhe e que sempre cuida no veterinário, vindo trabalhar duro, para pagar tratamentos dos seus animais. Responder a todos os compromissos, tudo sempre muito organizado.)

Depois deste parêntese, voltemos aos clínicos que nos cuidam. Na Medicina Preventiva, tão pouco praticada entre nós e tão necessária, já que em alguns países do Oriente, se paga ao médico para nunca se estar doente, contamos com a valiosa e amorosa ajuda da equipa, dirigida pelo casal de médicos, com formação feita na África do Sul e nos USA, Dr. Viriato Ferreira e Dr.ª Marienne Ferreira. A eles a gratidão de todos que passam pelo seu contacto excecional em compaixão e bondade. A transmontana, Dr.ª Adriana Teixeira, que serviu tantos anos, como diretora de serviço da Hematologia, nos Hospitais da Universidade de Coimbra e que hoje, na reforma, vale a todos os aflitos, apenas por grande bondade do seu grande coração. Um grande “bem haja”, pela simplicidade. Disponibilidade e Ensino e Clínica, servindo quem precisa, gratuitamente!

O Dr. Vadislav Danu e Esposa, também médica, que de longe vieram, com uma grande consciência do seu trabalho, talvez até em alguns pontos, uma nova visão da medicina alopática praticada no seu país, escolheram Portugal, para servir com todo o cuidado, a quem deles tem necessidade.

O Dr. Domingos Ramos, um cardiologista atento, inteligente, carinhoso, que não conta os segundos que gasta, para bem conhecer as necessidades e atender os seus pacientes, que o escolhem e buscam aflitos, sem as pressas habituais dos clínicos para abarcarem o máximo de clientes nos seus consultórios.

O Dr. Aluísio Leão, diretor do Hospital da Mealhada, que imprime um toque particular no atendimento, por parte de todo o pessoal com quem priva com gentileza e responsabilidade dos cuidados a prestar, naquele hospital.

A endocrinologista, Dr.ª Luísa Ruas, metódica. Pontual. Atenta e simpática, em quem se confia, pelo cuidado apurado que põe nos seus gestos. Saber. Cuidado. Responsabilidade. Esforço. Carinhoso acolhimento, no fundo o essencial necessário para quem escolhe esta profissão exigente, de obrigatória e contínua atualização.

Fazer do clínico um bom amigo. Estimá-lo. Agradecer- lhe pela confiança que nos inspira, pela sua compaixão e dedicação, é o mínimo de gratidão a expressar a estes grandes heróis que não se poupam a esforços, para ajudar a Humanidade!

Grandes figuras de excelência da nossa Terra!

Vêm ainda alguns médicos artistas, como sempre vem acontecendo ao logo dos tempos, distintos nas Artes de Canto, como Tenor, o Dr. António Queimadela Baptista.

A Dr.ª Maria do Carmo Cachulo, no Canto e na Literatura.

Dr.ª Ana Carmo, cardiologista distinta, especial, no campo da Arte da Fotografia, com obra publicada. A sua técnica, mas sobretudo a sua sensibilidade para captar o momento mais incrível, quando fotografa aves e outros animais, a escolha do ângulo mais perfeito e diferente, fazem dos seus trabalhos, momentos traduzidos em fotos únicas, a não perder.

Por fim, já que os últimos podem ser também os primeiros, uma médica artista, à beira dos setenta anos, que exemplifica e pratica exercícios, seis dias por semana, o que invejará muitas jovens… A querida Dr.ª Gabriela Figo, ortopedista ativa e bailarina, que há muitos anos fora professora de ballet da minha filha. Espantem-se… Para além das suas atividades, como médica, diariamente, durante quatro horas (!!!!), das 9h30 às 13h30; das 5h30m, até 22h00 (!!!), seis dias por semana(!!!!), pratica e ensina Ballet, como sempre vem fazendo , desde muito jovem que a conheço.

Confesso que me sinto, deslumbrada por estas duas paixões exercidas com tanto amor. Dedicação. Mestria, sempre com resultados excelentes. Uma Senhora que acaba por ser mãe, avó, esposa e ainda alivia a dor de tanta gente, como a mim própria, além de espalhar beleza e arte, há tantos anos, por onde passa! Gratidão. Admiração. Encantamento. Fascínio por uma grande Senhora, uma grande, grande Mulher! Alguém de muito valor na nossa Terra, a quem temos que prestar homenagem e admiração! Uma ARTISTA e uma clínica de Excelência, com uma longa carreira, nestas duas áreas. Grande Senhora que passa na vida de tanta gente semeando amor e beleza… Homenagem e gratidão de todos nós, à Senhora Doutora Dona Gabriela Figo!

Afinal, a gratidão também é a virtude das almas nobres!


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM