24 de Abril de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Sansão Coelho

FICAMOS A VER PASSAR… COMBOIOS, AVIÕES…

23 de Setembro 2022

Tão amigos que agora parecem ser da ferrovia! O ministro Pedro Nuno Santos tentou seduzir os alemães, numa Feira de Comboios, para fazerem uma “Auto Europa Ferroviária” no nosso país. Aplaudo, mas não esqueço os desmandos que houve na nossa região em relação à área ferroviária. AGORA QUEREM ACABAR COM A LIGAÇÃO FERROVIÁRIA ENTRE A ESTAÇÃO VELHA e a  ESTAÇÃO NOVA na Baixa da nossa cidade. Por mim ESTOU FRONTALMENTE CONTRA.  Adivinho que alguns leitores possam considerar uma utopia, mas até solicitamos mais ferrovia: a implementação, a sul de Coimbra, de um NOVO RAMAL FERROVIÁRIO entre a Linha do Norte, em Coimbra-B, a ligar a futuras estações a abrir no Parque Tecnológico de ANTANHOL e por mais alguns poucos quilómetros a CERNACHE e ao concelho de CONDEIXA. Este pede uma linha com os tais autocarros do metrobus, mas não há estradas em condições e a atual ligação entre COIMBRA e CONDEIXA é palco de acidentes na EN 1 porque faltam faixas de rodagem…falta espaço. Os políticos da nossa região precisam de ser ousados e lançarem sementes de futuro. Nunca deviam ter permitido acabar com a Linha do comboio da Lousã e substituí-la por um TRAJETO em AUTOCARROS. Urge lançar um SOS em defesa do curto, mas imprescindível, ramal ferroviário entre Coimbra – A e Coimbra – B. ATÉ PARA A DEFESA DA BAIXA DA CIDADE. Lamento insistir neste tema nas colunas de O DESPERTAR, mas este vetusto jornal foi sempre um acérrimo defensor do Progresso e dos Interesses de Coimbra e dos conimbricenses. São mais de cem anos de velhas lutas que criaram rugas; agora são lutas para a defesa de novos aspetos. COIMBRA PRECISA QUE A DEFENDAM. Estas páginas de O DESPERTAR devem servir prioritariamente para isso.

AUTONOMIA PARA O HOSPITAL DOS COVÕES

POR FALAR EM LUTAS: Como estamos em relação à AUTONOMIA DOS COVÕES? Baixaram os braços? Não me venham falar em custos e em qualidade de serviço. Falem com os UTENTES e, por favor, lutemos pela reabertura de um HOSPITAL DOS COVÕES COM TOTAL AUTONOMIA porque Coimbra merece e O DESPERTAR precisa de estar nesta luta. E acrescento: o NOVO ORGANISMO REGULADOR DO SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE tem de ter sede em Coimbra, cidade da saúde ou capital da saúde.  E já agora: por que razão o TRIBUNAL CONSTITUCIONAL não está, afinal, sedeado em Coimbra – quem disse que não ou quem diz não? QUEM É CONTRA COIMBRA?

MAIS PISTA NO AERÓDROMO BISSAYA-BARRETO

Precisamos de lutar, igualmente, pela extensão da pista do Aeródromo BISSAYA BARRETO de Coimbra. À falta de um AEROPORTO para a nossa região, à falta da hipótese de a Base Aérea Militar de Monte Real ser aberta à aviação civil, talvez seja bom lutarmos, em conjunto, pela localização, entre Santarém e Leiria, de um NOVO AEROPORTO para apoiar o sobrecarregado de Lisboa.

Coimbra, Leiria, Figueira e Fátima ficariam melhor servidas com um novo Aeroporto perto de Leiria/Santarém.

Face ao que escrevi, termino com um anúncio de uma operadora e que por aí corre nalguns canais televisivos portugueses: “FICAMOS A VER PASSAR…”

BOM OUTONO, CAROS LEITORES.

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM