16 de Setembro de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Ficabeira e Feira do Mont’Alto animam Arganil

6 de Setembro 2019

A Ficabeira – Feira Industrial, Comercial e Agrícola da Beira Serra e a secular Feira do Mont’Alto animam Arganil até domingo (8 de setembro). A festa começou ontem, no Parque Verde Urbano do Sub-Paço, e durante estes quatro dias apresenta aos visitantes o que há de mais autêntico e tradicional na região da Beira Serra.

Com grande tradição em toda a região, este certame continua a conciliar tradição e inovação, num programa que, como tem defendido sempre a Câmara de Arganil, pretende celebrar as tradições e a identidade do concelho, ao mesmo tempo que contribui para a afirmação do seu tecido empresarial.

A Ficabeira continua a apostar em atrações para todas as idades, afirmando-se por isso como um espaço de excelência para a reunião de familiares e amigos. Com 38 anos de história, junta no centro da vila mais de uma centena de expositores ligados aos mais variados setores de atividade, bem como coletividades, instituições e artesãos. Artesanato, gastronomia, indústria e muita animação musical são algumas das atrações desta festa que tem entrada livre e que continua a levar longe o nome de Arganil, atraindo visitantes de toda a região.

Sempre à procura de tornar o evento ainda mais atrativo, a autarquia tem apostado em algumas melhorias. Este ano, as tasquinhas – uma das grandes atrações do evento – vão manter-se na margem direita da ribeira mas registam-se algumas alterações no espaço, de forma a assegurar que todos os expositores tenham a mesma visibilidade. Foi também melhorada a iluminação do local e criados dois espaços destinados à animação, assim como foram feitos ajustes nos espaços dedicados aos feirantes e aos divertimentos.

O certame conta também com um atrativo cartaz de animação, pensado para agradar a todos os públicos. O presidente da Câmara de Arganil, Luís Paulo Costa, destaca “a programação bastante eclética, que consegue tocar a generalidade dos públicos e a generalidade dos gostos”. Hoje a noite vai ser dedicada ao fado, com Ricardo Ribeiro a subir ao palco. Amanhã atuam os DAMA e no domingo presta-se tributo a António Variações, com “àVariações”, seguindo-se depois a atuação de Gabriell. Na música destaque também para as atuações de vários Dj’s e de outros grupos locais durante os vários dias de festa.

À animação musical juntam-se muitos outros eventos tradicionais, como o Concurso de Gado Bovino, o Torneio de Malha e, também, o Torneio de Futebol. Destaque, ainda, para outro evento paralelo, o “Atreve-te”, promovido pela Vespa Clube Serra do Açôr que, amanhã e domingo, vai juntar os amantes de vespas em Arganil. No domingo realiza-se ainda o 3.º Encontro do Clube de Minis de Arganil.

Durante a festa vai ser apresentado também o projeto “Costurar Valores – Uma experiência de Economia Circular em Arganil” (hoje, às 21h00) e o projeto de recolha seletiva porta-a-porta de resíduos urbanos valorizáveis em Arganil (amanhã, às 12h00).

Amanhã celebra-se o feriado municipal. A sessão solene começa às 10h30, no Salão Nobre, e vai ser presidida pelo secretário de Estado do Ambiente, João Ataíde.

Luís Paulo Costa considera que as alterações introduzidas são importantes para a consolidação da feira e para reforçar a imagem deste evento que é “o mais antigo” na região, continuando a atrair todos os anos milhares de visitantes.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM