6 de Dezembro de 2022 | Coimbra
PUBLICIDADE

Festival do Chícharo de volta a Alvaiázere

30 de Setembro 2022

O Festival do Chícharo regressa a Alvaiázere com a sua 18ª edição que começa hoje (30) e decorre até domingo (2), após dois anos suspenso em consequência da pandemia da covid-19. Assim, a “capital do Chícharo” durante três dias vai promover esta ancestral e tradicional leguminosa, em que vai ser mesmo possível provar esta iguaria confecionada como antigamente, como as so­pas, licores e sobremesas.

“Temos um evento cheio de atividades não só para os alvaiazerenses, mas para quem visita, e que dá a conhecer o melhor da nossa terra”, disse a presidente da Confraria do Chícharo, Daniela Pedro.

A iniciativa, com entrada gratuita, vai ter lugar no Parque Multiusos no centro da vila. Organizado pela Confraria do Chícharo, com o apoio da autarquia, o evento vai contar com várias atividades e animação, como exposições, espetáculos, tasquinhas, um mercado de produtos endógenos, artesanato, velharias, entre outras atrações. A nível musical, o certame vai acolher os concertos de Maninho (hoje), Miguel Araújo (amanhã) e Lorenzo (domingo). Além desta iniciativa, vai também realizar-se o V Trail do Chícharo, um passeio de bicicletas e um concurso de ornamentação de janelas, varandas, montras e das próprias ruas.

O presidente do Município de Alvaiázere, que caracteriza este certame como uma marca do concelho, afirma que as expetativas para esta edição “são elevadas”. “Espera­-se a visita de milhares de pessoas, com um cartaz muito atrativo, desde a música, as atividades e à gastronomia, pois o chícharo é também um chamariz para todos os outros produtos endógenos, como o mel, o azei­te e o vinho”.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM