13 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Festival do Cabrito convida a visitar a Lousã

26 de Abril 2019

Começou anteontem o Festival Gastronómico do Cabrito da Lousã, evento que há 14 anos aposta na promoção de um dos produtos mais emblemáticos e tradicionais da gastronomia regional. Treze restaurantes são desafiados a mostrar a sua criatividade e saber fazer, apresentando à mesa o cabrito confecionado das mais variadas formas.

Assado, no alguidar, grelhado, ensopado, à moda da serra ou à moda do chef são algumas das sugestões que os visitantes encontram nos estabelecimentos aderentes – Burgo, Tó dos Frangos, A Viscondessa (Hotel Palácio da Lousã), Borges, Gato, Sabores da Aldeia, Villa Lausana, Ti Lena, Mimosa da Beira, Sabor D’ Art, Adega da Villa, Alto Padrão e Pancinhas.

Tal como sucede sempre com estes eventos gastronómicos, o Festival dá especial destaque aos produtos endógenos, genuínos e tradicionais do concelho. Assim sendo, a acompanhar a refeição não falta o vinho de Foz de Arouce, o mel DOP da Serra da Lousã e o Licor Beirão. Não podem faltar também os doces sabores, numa oferta diversificada que vai da tigelada, ao pudim, aos doces de autor, aos bolos e mousses variadas, sem esquecer a doçaria da Pastelaria São Silvestre.

Consciente do valor que a gastronomia tem enquanto fator de promoção do território, a autarquia aposta este ano numa novidade que servirá também para promover o concelho e os seus produtos e para atrair os visitantes novamente à Lousã. Para tal vai ser sorteado um cabaz com produtos do concelho por cada restaurante aderente e vai realizar-se um sorteio final onde será oferecido um fim de semana num alojamento local.

Promovido pela autarquia, o Festival conta com o apoio do Turismo Centro de Portugal, Associação Empresarial da Serra da Lousã, Quinta de Foz de Arouce, Lousãmel, Licor Beirão, Pastelaria São Silvestre e Delta Cafés. Este evento insere-se na estratégia da autarquia de promoção do território, produtos endógenos e dinamização do comércio tradicional.

O Município há vários anos que aposta fortemente na gastronomia enquanto fator de atração turística. Recorde-se que, já este ano, de 22 de fevereiro a 3 de março, a autarquia promoveu o Festival da Chanfana, estando ainda outro evento semelhante, dedicado aos “Sabores de Outono” agendado mais para o final do ano, habitualmente em outubro. O presidente da Câmara, Luís Antunes, sublinhou, na apresentação do último festival, que estes eventos pretendem reforçar a atratividade do concelho através da gastronomia, esperando que, seduzidas pelos sabores típicos da região, mais pessoas visitem a região e desfrutem de todas as potencialidades que aí encontram.

A autarquia convida as pessoas a visitarem a Lousã durante o Festival do Cabrito e lembra que “as experiências únicas não se esgotam na gastronomia de alto nível”. Desafia-as, por isso, a partirem à descoberta deste território, sugerindo-lhes que visitem as cinco aldeias do xisto do concelho, as Ermidas e as Piscinas Naturais da Senhora da Piedade. Podem também desfrutar de agradáveis passeios pelos percursos pedestres e conhecer o Castelo da Lousã, cujas obras de qualificação e acessibilização vão ser inauguradas amanhã, às 15h00, numa cerimónia que decorre no Complexo Turístico da Nossa Senhora da Piedade. Recorde-se que esta intervenção, um investimento previsto superior a 301 mil euros, contemplou também intervenções na zona envolvente ao Castelo, como a construção de um espaço de receção e de serviços e outras melhorias dos diversos espaços.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM