29 de Abril de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Festival do Arroz e da Lampreia celebra os sabores do campo e do rio

14 de Março 2025

Montemor-o-Velho recebe, nos dias 14, 15, 16, 21, 22 e 23 de março, a 23.ª edição do Festival do Arroz e da Lampreia, um evento que é já sinónimo de celebração e promoção dos sabores do campo e do rio. O Festival tem-se afirmado, ano após ano, como um espaço de valorização da cozinha tradicional, confecionada com a excelência dos produtos endógenos do concelho e da região

O certame, que acontece no Largo da Feira, reúne cinco tasquinhas e três petisqueiras, com um total de 700 lugares sentados, onde os visitantes poderão degustar especialidades como arroz de lampreia, enguias, peixe do rio frito, arroz de cabidela e arroz de feijão com pataniscas. Além da comida, os visitantes poderão ainda apreciar a doçaria tradicional, como o Pastel de Tentúgal e o arroz-doce.

Uma experiência gastronómica e cultural

A lampreia, apesar de escassa e com um preço elevado, continua a ser um dos grandes atrativos do evento. Emílio Torrão, presidente da Câmara de Montemor-o-Velho, apelou à partilha da iguaria entre os visitantes, sublinhando que “a lampreia é hoje um bem escasso” e que a sua degustação deve ser feita com moderação para que mais pessoas possam desfrutar desta tradição gastronómica. Em 2024, a lampreia chegou a ser comercializada a 170 euros por exemplar, e este ano, o preço médio ronda os 130 euros, podendo aumentar ao longo do mês.

Para garantir que todos possam saborear a iguaria, foram implementadas medidas como a reserva antecipada e a opção de meias doses nas ementas das tasquinhas do evento.

Além da gastronomia, o festival conta com um programa cultural diversificado, que inclui momentos de animação musical ao longo dos seis dias, a confeção de arroz-doce ao vivo (dias 15 e 23) ou um seminário sobre espécies invasoras em meio aquático no Baixo Mondego (dia 21), entre outras iniciativas.

A iniciativa decorre não só na tenda principal, mas também em sete restaurantes aderentes de Montemor-o-Velho, prolongando-se ao longo de todo o mês de março. A entrada é livre, e a organização convida todos a visitar o evento e a desfrutar dos sabores autênticos da região.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM