18 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Festival Deniz-Jacinto promove teatro em Condeixa

25 de Janeiro 2019

O Festival Deniz-Jacinto vai levar o teatro a vários palcos de Condeixa. Este evento cultural abriu na sexta feira e vai prolongar-se até 17 de fevereiro, num programa que integra 15 espetáculos e que pretende chegar a mais de 3.500 espetadores.

Já na quarta edição, este festival aposta numa programação para todos os gostos, decorrendo os espetáculos sobretudo no Cine-Teatro, nas escolas, no Mercado Municipal e no auditório do Museu PO.RO.S.

“Uma das novidades, este ano, prende-se com a decisão de estender a programação a outros palcos de Condeixa, levando o Festival Deniz-Jacinto para mais próximo dos diferentes públicos, nomeadamente dos jovens, com a realização de alguns espetáculos nas escolas”, realça Nuno Moita, presidente da Câmara de Condeixa.

O autarca lembra que o número de espetadores tem vindo sempre a crescer desde a edição inaugural, tendo sido registadas em 2018 mais de 2.500 pessoas que assistiram ao evento. Os promotores esperam que esse número suba para 3.500 espetadores este ano, “sem contar com as escolas” que, como frisa Nuno Moita, “são à volta de 1.000 crianças e jovens”.

“Circus Time”, “Deves ter a mania” e “A Caminho do Saber” abriram o programa no fim de semana passado. O festival continua hoje com “Frei Luis de Sousa”, pela companhia ETCetera Teatro, que apresenta também, a 7 de fevereiro, “Leandro, Rei da Helíria”, duas produções que vão ser apresentadas nas escolas. Amanhã destaque para “Colchetes e Alfinetes”, pelo Teatro Amador, e no domingo para “A Ilha Encantada”, pelo Teatro Esfera.

O primeiro fim de semana de fevereiro traz a Condeixa o ator António Fonseca para interpretar “Lusíadas – de Lisboa à Índia | ida e volta” (dia 1, 21h30), numa viagem que chegará também às escolas, com apresentações previstas para quinta feira, dia 31 de janeiro. Segue-se “A minha avó é uma comédia” (dia 2, 21h30), um espetáculo bem humorado produzido pela Cri’Art, companhia que apresenta no dia seguinte “O Feiticeiro de Oz” (11h00 e 16h00) para crianças a partir dos três anos.

“Nas Fendas das Muralhas ouvem-se os Cantos de Outrora”, numa produção de Bruno A. Costa, Nuno M. Botelho e António Ataíde, com o apoio do projeto “Coimbra Região de Cultura” da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, chega ao palco do CineTeatro de Condeixa a 8 de fevereiro, pelas 21h30. No dia 9, o auditório do Museu PO.RO.S, recebe o espetáculo “O Sítio”, da Companhia da Chanca; e no dia 10 chega ao CineTeatro de Condeixa “O Principezinho”, pela mão do grupo ADN de Palco. O festival encerra com “Band(id)os”, um espetáculo da Oficina de Teatro de Condeixa, para maiores de 12 anos, que estará em cena nos dias 16 (21h30) e 17 (16h00).

Promovido pela Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, o Festival Deniz-Jacinto foi lançado em 2016 para homenagear um dos mais importantes teatrólogos portugueses, Manuel Deniz-Jacinto, nascido na vila de Condeixa a 8 de janeiro de 1915.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM