14 de Outubro de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Festival de Cavaquinhos traz mais de 100 músicos à Baixa no fim de semana

12 de Julho 2019

Mais de 100 músicos, oriundos de vários pontos do país, vão participar, este fim de semana (13 e 14 de julho), no Festival de Cavaquinhos, um evento pioneiro na cidade de Coimbra que vai trazer música, cultura e tradição à Praça do Comércio.

Promovido pela União de Freguesias (UF) de Coimbra e pelo Giroflé – Grupo de Cavaquinhos de Coimbra, este evento vai animar a Baixa durante estes dois dias, convidando as pessoas a usufruírem desta emblemática praça da cidade nestes finais de tarde. O presidente da UF, João Francisco Campos, lembra que este é mais um evento pioneiro da Junta que, a par com muitos outros que têm sido dinamizados, procura “trazer as pessoas a todos os cantos da freguesia”, para que possam usufruir dos vários eventos e também da cultura e do património.

Neste caso, o Festival de Cavaquinhos vai ter como palco “um sítio fantástico para as pessoas usufruírem” que, como realça, se situa em pleno “coração” da cidade. “É bom lembrar que a Baixa existe, continua viva e precisa que as pessoas apareçam”, frisa, convidando todos a percorrer este património no fim de semana e a apreciarem os espetáculos.

O festival abre amanhã, às 17h00, com a atuação do Grupo de Cavaquinhos de Paranhos, Viseu. Seguem-se as apresentações dos grupos de cavaquinhos da União Popular de Rebordosa (Coimbra), Acordes de Paz (Coimbra) e Vilar de Besteiros (Viseu), respetivamente às 18h00, 19h00 e 20h00.

No domingo começa às 16h00, com a atuação de Cantares do Senhor da Serra (Coimbra), seguindo-se as apresentações do Grupo de Cavaquinhos de Gaeiras (Leiria), às 17h00, e do grupo promotor Giroflé, às 18h00. Depois da atuação dos sete grupos de cavaquinhos, o programa vai encerrar ao som das concertinas, com a atuação do Grupo Amigos da Paródia, que vai subir ao palco às 19h00.

Álvaro Oliveira, presidente do Giroflé, destaca a grande abrangência deste festival, que junta grupos de diversos pontos do país, trazendo assim para a Baixa a música, cultura e tradição de várias regiões.

Este fim de semana será, portanto, de festa na Praça do Comércio, espaço que a UF de Coimbra quer ajudar a dinamizar, a par com outras entidades. João Francisco Campos anuncia que está já previsto outro grande evento para este local, um Festival de Folclore, no próximo mês de agosto, numa parceria com a Fundação INATEL.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM