25 de Agosto de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Festas do Divino Espírito Santo começam amanhã em Eiras

7 de Junho 2019

As festas em honra do Divino Espírito Santo começam amanhã (8 de junho), no Terreiro da Fonte, em Eiras. Repletas de história e tradição, voltam a conciliar as celebrações religiosas com a animação profana, assegurando vários dias de muita animação e convidando à reunião familiar e à confraternização entre amigos.

Realizadas há muitas décadas, estas festividades pretendem voltar a envolver a comunidade, assegurando-lhes um programa variado, que mantém todos os seus eventos tradicionais e que aposta também num atrativo cartaz musical, onde sobressaem, este ano, os espetáculos de Toy, Kremlin, Vinil e Top Som.

“Vamos ter tudo aquilo que é tradicional, como a sardinhada, os bailes, os habituais cortejos, procissões e missas”, assegura Gil Ferraz, juiz das festas. A Comissão é constituída por 13 elementos, 11 da mesma família, que se unem para “assegurar vários dias de festa para a população e para os visitantes”.

Gil Ferraz recorda que “estas são umas festas com muita tradição” que a Comissão pretende “continuar a manter viva”. Missas, procissões, cortejos, espetáculos musicais e convívios são, portanto, algumas das atrações anunciadas para estes dias.

Do vasto programa há eventos que merecem uma referência especial, pela forma como envolvem a comunidade. Destaque, por isso, para a Procissão da Colcha, que percorre as ruas do centro de Eiras para recolher donativos; para o Cortejo dos Andores, desfile que junta três andores de três localidade de Eiras (Eiras, Casais de Eiras e Redonda) também com o objetivo de recolher oferendas, porta a porta; e para o tradicional leilão das oferendas.

A festa começa amanhã, às 9h00, com a animação com gaiteiros e abertura do bar. À noite, a partir das 23h00, começa o arraial, animado pela banda GJ Show e pelo artista Toy. No domingo o programa abre com a Procissão da Colcha, a partir das 9h30, seguindo-se a celebração de missa e a habitual procissão com estandartes e andores, acompanhados pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, pela Filarmónica de Vilela e por uma guarda de honra pelos Bombeiros Voluntários de Brasfemes. Este ano, a procissão terá uma novidade já que, como destaca Gil Ferraz, conta “com a participação de dois cavalos da Guarda Nacional Republicana (GNR)”. À tarde, a partir das 16h00, é celebrado terço na Capela do Divino Espírito Santo e, uma hora depois, tem início o Cortejo dos Andores. Essa noite vai ser dedicada aos Santos Populares, com o desfile das Marchas Populares, às 22h00, seguido do arraial animado pelo grupo Top Som.

Na segunda feira, feriado do dia de Portugal, é celebrada missa na Capela, às 10h30, com acompanhamento pela Filarmónica de Vilela, e volta a realizar-se, às 17h00, o Cortejo dos Andores. Segue-se a cerimónia de entrega da bandeira à Comissão de Festas para 2019 e o tradicional leitão de oferendas, às 19h30. À noite, o destaque vai para o teatro, com uma Revista à Portuguesa, pelo grupo de Teatro Amador de Ribeira de Frades (21h30).

A animação continua na terça feira com a tradicional sardinhada, a partir das 17h30. À noite atua o duo J&V.

As festas prosseguem na sexta feira seguinte, 14 de junho, com um arraial animado pela banda Kremlin. No dia 15 haverá música durante todo o dia, com aparelhagem, e o bar vai funcionar de forma contínua. À noite, o arraial é animado pela banda Vinil.

No dia 16 o grande destaque vai para o emblemático Cortejo do Imperador, que volta a ligar Eiras a Santo António dos Olivais, passando pelo Mosteiro de Celas.

Aguardam-se, portanto, dias de grande festa em Eiras. A Comissão lembra que as entradas são livres e que, no recinto, para além da animação não faltarão as bebidas e petiscos. Estas celebrações contam com o apoio da União de Freguesias de Eiras e S. Paulo de Frades.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM