O Jardim do Visconde, em Mira, já se encontra em festa desde ontem e prolonga-se até segunda-feira, com as Festas de São Tomé. Diversões, exposições, concertos e boa gastronomia regional para todas as faixas etárias podem ser desfrutadas durante mais quatro dias.
O certame, com entrada gratuita, arrancou esta quinta-feira com a atuação da banda Hi-Fi, seguindo-se os Energy Music e o Dj Very Light a fechar a noite. Hoje a festa continua com o artista Julinho, KSD e a banda Top Som. Amanhã o recinto é invadido por Herman José com a Banda Filarmónica Ressurreição de Mira, culminando o dia com a banda Republika. Durante esse dia, o Município vai também receber o programa “Aqui Portugal” da RTP, entre as 11h00 e as 19h00.
“Acaba por ser um bom veículo de comunicação e projeção do concelho”, considera o vereador da Câmara Municipal de Mira, Tiago Cruz.
No dia 24, o Jardim do Visconde vai receber a voz do artista nacional Diogo Piçarra, após a animação proporcionada pelo grupo Vai e Vem. A noite encerra com a atuação da banda Kapittal.
Para domingo está prevista a tradicional atuação de filarmónicas e um espetáculo piromusical, terminando o dia com o grupo TV5. Neste dia têm lugar as tradicionais missas em honra de São Tomé, sendo a principal às 16h00, seguindo-se a procissão, “que é um momento muito aguardado pela população”, vincou Tiago Cruz.
A par de boa música, as Festas de São Tomé de Mira dão oportunidade aos visitantes de degustar a gastronomia regional confecionada pelas associações do concelho, totalizando seis tasquinhas de “comes e bebes”. Ao todo são cerca de 70 expositores de diversos setores, entre eles associações, empresas e instituições que durante estes dias dão a conhecer o seu trabalho.
No recinto há também uma zona dedicada aos mais jovens, “São Tomé Kids”, com pinturas faciais, insufláveis, entre outras atividades, além de aulas de desporto para toda a comunidade.
“Contamos ter uma grande festa. Estávamos privados desta iniciativa há dois anos e estamos com muita vontade de voltar a celebrar as Festas de São Tomé”, perspetiva o vereador Tiago Cruz.