6 de Dezembro de 2022 | Coimbra
PUBLICIDADE

Festas de São Miguel em Penela com cinco dias de animação

30 de Setembro 2022

As Festas de S. Miguel voltaram a Penela esta quarta-feira (28) e vão decorrer até domingo (2). São cinco dias de festa que contam uma programação diversificada para todos os gostos e públicos. Música, expositores, tasquinhas, produtos endógenos, oferta cultural e desportiva, fogo de artifício e muita animação vão invadir Penela, num certame que inclui a Feira Anual de São Miguel, a Feira das Nozes e a Feira Agrícola e Industrial de Penela (FAGRIP).

Depois de dois anos em que o formato foi adaptado às condicionantes da pandemia da covid-19, a autarquia reforça a aposta no certame com uma oferta musical com artistas nacionais de renome. Bárbara Tinoco vai subir hoje (30) ao palco, instalado no Parque das Águas Romanas, e promete animar todos os visitantes. Já amanhã (1 de outubro) é a vez do cantor Tony Carreira proporcionar um espetáculo que vai aquecer o coração do público, seguindo-se a atuação de António Canário no domingo (2). Na quarta-feira (28 de setembro) houve baile com a banda Sóritmo, na Praça da República e um espetáculo de fogo de artifício no Castelo de Penela, que se vai voltar a repetir no encerramento das celebrações (2), pelas 22h00. Ontem (29) comemorou-se o Feriado Municipal com a habitual Sessão Solene no Salão Nobre Engenheiro Coelho e Silva, além de um conjunto de animação infantil.

Um programa variado com o objetivo de “retomar os momentos de convívio e de confraternização que permita que as pessoas recuperem as suas relações sociais, após dois anos em que a pandemia não permitiu que isso acontecesse”. “Queremos recuperar as Festas de S. Miguel como o grande momento de reencontro da família penelense”, salientou o presidente da Câmara Municipal de Penela, Eduardo Nogueira dos Santos.

O autarca destacou ainda que a escolha de conhecidos artistas nacionais é também “uma aposta na projeção do Município na região das Beiras”. “Queremos que o S. Miguel reentre no calendário dos grandes eventos e festas da região”, acrescentou.

De acordo com Eduardo Nogueira, a estratégia da autarquia “passa por retomar o apoio ao turismo, valorizar os recursos naturais, gastronómicos e culturais da região, bem como estimular a sua preservação e promover a imagem e a marca de produtos locais e de todo o potencial turístico do concelho”.

As Festas de S. Miguel incluem a FAGRIP e a tradicional Feira das Nozes que conta com um conjunto de expositores, tasquinhas, música e produtos endógenos, além de uma programação cultural e desportiva repleta de animação. A centenária Feira das Nozes foi criada por D. Duarte no ano de 1434 e tornou-se numa feira de referência no território. Já a FAGRIP teve a sua primeira edição em 1993.

Ao longo do certame, os visitantes têm oportunidade de conhecer os recursos naturais, culturais e económicos desta região, como também desfrutar dos sabores do azeite de Sicó, do vinho Terras de Sicó, do queijo DOP Rabaçal, do mel da Serra da Lousã, do chícharo e, claro, das tradicionais cebolas e nozes.

PROGRAMA

HOJE (30)

10h00 – Jornadas Europeias do Património

19h00 – Reabertura da FAGRIP

19h30 – Reabertura das Tasquinhas

21h30 – Desfile de Moda Penela Fashion 2022, Pavilhão Multiusos

23h00 – Concerto Bárbara Tinoco

After Hours – Tenda: DJs, Super UH! Bailão; Kid Loco & Los Mysterios, Parque de Águas Romanas

 

AMANHÃ (1)

12h30 – Reabertura das Tasquinhas

14h00 – Torneio de Futebol de Veteranos no Complexo Desportivo S. Jorge

15h00 – Reabertura da FAGRIP

15h30 – Animação Infantil, no Parque de Águas Romanas

16h00 – Concerto da Sociedade Filarmónica Penelense

22h00 – Concerto Tony Carreira

23h30 – Baile com Trap-Zap, no Pavilhão Multiusos

00h00 – Raid Noturno TT S.Miguel 2022, Rossio

After Hours – Tenda:  DJs, The Fucking Bastards, Luís da Silva, Parque de Águas Romanas

 

DOMINGO (2)

06h00 – Início da centenária “Feira das Nozes”

08h00 – Arruada de Gaiteiros

09h00 – Reabertura da FAGRIP

15H30 – Festival de Folclore, Pavilhão Multiusos

17h00 – Futebol – Divisão de Honra, Complexo Desportivo S. Jorge

18h30 – Concerto Augusto Canário

22H00 – Fogo de artifício, Castelo de Penela

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM