20 de Junho de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Festas de S. Miguel valorizam território de Penela

22 de Setembro 2023

As Festas de São Miguel estão prestes a chegar a Penela. De 28 de setembro a 1 de outubro todos os caminhos vão dar a este concelho que promete trazer o que de melhor tem no seu território. Além de música e animação, a gastronomia também tem lugar de destaque, bem como os produtos endógenos.

A programação das Festas de S. Miguel inclui também a já conhecida Feira Agrícola e Industrial de Penela (FAGRIP) e a tradicional e secular Feira das Nozes. Ao todo, são cerca de 60 expositores, de diversas áreas e setores, desde produtos endógenos, empresas, artesanato, representações institucionais, comércio, automóvel e agrícola, que “promovem a vitalidade social, económica e cultural do concelho e as suas gentes”, sublinhou o Município.

Com o intuito de “projetar Penela no panorama regional e nacional”, a Câmara Municipal aposta numa “reforçada oferta musical com artistas nacionais de renome, iniciada no ano passado, após dois anos em que as festas se tiveram de adaptar às condicionantes da pandemia da covid-19”.

“Em 2022, decidimos reforçar a atratividade musical das Festas de São Miguel, pois entendemos que ao escolhermos artistas nacionais conhecidos estamos também a apostar na projeção do Município na região”, disse ao “Despertar” Eduardo Nogueira dos Santos, presidente da Câmara Municipal de Penela.

De acordo com o edil municipal, trazer artistas como Fernando Daniel ou Pedro Mafama, “além de proporcionarem espetáculos de enorme qualidade, cria atratividade, apoia a economia local e permite afirmar o nome e as tradições de Penela na região e no país”. “O nosso objetivo é que o São Miguel reentre no calendário dos grandes eventos e festas da região”, vincou.

Assim, no dia 29 de setembro (Feriado Municipal), no palco, que será instalado no Parque das Águas Romanas, vai atuar Pedro Mafama, autor do fenómeno “Preço Certo”, que invadiu as rádios e as plataformas.

Já a 30 de setembro, Penela vai receber Fernando Daniel, um dos artistas pop nacionais da atualidade. Depois de adiado em 2022, por motivos de saúde do artista, o concerto vai acontecer um ano depois.

No último dia do certame (1 de outubro), a animação musical vai estar a cargo dos Sons do Minho. Oriundo do distrito de Viana do Castelo e constituído por oito elementos, o grupo visa a divulgação e preservação da cultura e da música popular, sendo, atualmente, uma referência nacional deste género musical

Ao longo do evento, de entrada livre, os visitantes têm ainda oportunidade de conhecer os recursos naturais, culturais e económicos desta região, como também desfrutar dos sabores do território, como o azeite, o vinho, o queijo Rabaçal, o mel da Serra da Lousã, o chícharo e, claro, as tradicionais cebolas e nozes. Produtos endógenos que marcam presença neste certame e que tanto caracterizam o concelho.

As Festas de São Miguel, que decorrem em diversos espaços da vila, com o ponto central da feira e a animação cultural a acontecer no Parque das Águas Romanas, são uma forte aposta para a economia do concelho, potenciando também o turismo.

“A nossa estratégia, com a aposta reforçada no programa cultural, passa também por apoiar a retoma do turismo, da hotelaria e da restauração, que foram áreas muito afetadas na pandemia, mas também valorizar os recursos naturais, gastronómicos e culturais da região, assim como estimular a sua preservação e promover a imagem e a marca de produtos locais e de todo potencial turístico de Penela”, afirmou Eduardo Nogueira dos Santos.

São Miguel “amigo do ambiente”

Este ano, as Festas de S. Miguel são também um Ecoevento. Trata-se de uma aposta do Município em tornar as celebrações “mais sustentáveis” ambientalmente. Nesse sentido, a autarquia associou-se à ERSUC para promover um conjunto de medidas, “que se focam na redução do impacto ambiental resultante do evento, potenciando uma gestão adequada de resíduos”.

Assim, no recinto vai ser implementado um sistema de recolha seletivo para deposição de resíduos de embalagens provenientes do público e das entidades participantes. Posteriormente, estes resíduos serão recolhidos e encaminhados para as instalações da ERSUC, onde serão triados e enviados para reciclagem.

Património paisagístico e cultural único

Penela é detentora de uma riqueza histórica, patrimonial e cultural única. Há muito para ver e apreciar neste território. O convite fica feito e vários são os sítios que pode visitar, como o Castelo de Penela e do Germanelo, a Villa Romana do Rabaçal ou o Sítio Arqueológico de São Simão. O património natural de Penela também é digno de uma paragem. Desfrute, por exemplo, da Cascata da Pedra da Ferida e do seu percurso pedestre para a Serra do Espinhal e para as Represas Naturais da Louçainha.

Há ainda outros locais para visitar, como a Ferraria de S. João, integrada no âmbito das Aldeias de Xisto e recentemente incluída pela Organização Mundial do Turismo na lista de “Melhores Aldeias Turísticas 2022”.

“Com tanto para ver, a nossa estratégia passa por criar momentos de atratividade e visibilidade para que visitar Penela se torne um hábito, mas não a todo o custo”, aclarou o presidente da Câmara.

De acordo com o autarca, o objetivo, além “da captação de turistas ao longo de um período mais extenso, é proporcionar uma melhor experiência vivida pelos visitantes, num concelho fortemente marcado pela sua natureza e ruralidade, que tem como principais características a calma e a qualidade de vida que contrastam com a confusão das grandes cidades”

Assim, está tudo preparado para ficar por Penela, perder-se nas suas características únicas e divertir-se nas Festas de São Miguel.

No ano passado a adesão das pessoas às Festas de S. Miguel foi impressionante.  O ‘feedback’ que vou recolhendo da população é que no ano anterior todas as expetativas foram superadas, porque não eram muito altas. Este ano, sinto que a expetativa é muito maior, pelo que esperamos estar à altura”, concluiu Eduardo Nogueira dos Santos.

“Ao longo do ano desenvolvemos uma programação estratégica e consistente de animação e promoção urbanas, que enriquecem o calendário de eventos da nossa região. As Festas de São Miguel são, naturalmente, o expoente máximo”, disse o presidente da Câmara Municipal de Penela, Eduardo Nogueira dos Santos

 

Produtos endógenos: uma riqueza penelense

NOZES

No concelho de Penela, a noz é homenageada nas Festas de São Miguel, com a realização da tradicional e grande Feira das Nozes, criada por D.Duarte em 1934, que é não só uma referência no concelho, mas parte da identidade penelense. Todos os anos, toneladas de nozes, ricas em nutrientes, fazem as delícias dos visitantes, que não deixam de as levar para casa.

MEL SERRA DA LOUSÃ

O Mel Serra da Lousã conquista todos os paladares que o provam. A sua alta qualidade provém da geografia e do clima da Serra da Lousã, com as suas encostas, vales e picos que, juntamente com o amor que os produtores têm pela apicultura, tornou este sítio perfeito para a produção do mel. No concelho de Penela é na Serra da Espinhal que ao que tudo indica tem a sua maior expressão, sendo também a Freguesia de Espinhal a única representante do concelho do Mel Serra da Lousã.

QUEIJO RABAÇAL

É aqui, no concelho de Penela, mais precisamente no Rabaçal, que nasce um dos melhores queijos do país: o Queijo Rabaçal. Com um peso que não chega a meio quilo, de cor amarelada e o odor que emana fazem dele um produto de excelência, cujo aroma e textura são inesquecíveis. Este é um queijo curado, de pasta semidura a dura. Comercialmente pode apresentar-se com um peso compreendido entre 0,3 kg a 0,5 kg e dimensões com diâmetro de 10 – 12 cm e altura de 3,3 a 4,2 cm. Em Penela, é produzido em quase todas as suas freguesias.

VINHOS DE PENELA

Para acompanhar uma boa tábua de Queijo Rabaçal nada melhor que os vinhos de Penela, com aromas e sabores inigualáveis. É na freguesia de Podentes e São Miguel que sobressai o cultivo da vinha e a produção dos vinhos, que são também característicos da sub-região Terras de Sicó. A produção vinícola continua a desempenhar um papel essencial na vida de muitas famílias, pois é uma fonte de rendimento. Aqui, comprova-se uma vez mais a vivacidade e ruralidade do concelho.

AZEITE

O azeite é também um produto endógeno de Penela e um ótimo acompanhante da gastronomia regional, em pratos tradicionais como o cabrito ou o borrego, bem como o bacalhau com batatas assadas. Também é um produto fundamental na conservação de enchidos como até para o Queijo Rabaçal que depois de curado aparece nas prateleiras em frascos com azeite e ervas aromáticas.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM