29 de Setembro de 2022 | Coimbra
PUBLICIDADE

Festa do Cinema Francês traz novas produções ao TAGV

18 de Outubro 2019

Coimbra acolhe, até amanhã (19 de outubro), a 20.ª edição da Festa do Cinema Francês, evento com grande tradição na cidade que conta, este ano, com a exibição de 13 filmes, sete deles em ante-estreia.

Os refugiados e a família são as temáticas que estão em maior evidência nesta programação que, à semelhança dos anos anteriores, traz para a tela as questões do quotidiano, em películas de todos os géneros – drama, comédia, animação e aventura.

A Festa do Cinema Francês começou na terça feira, no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), onde são exibidos todos os filmes. Hoje o público pode assistir a quatro filmes – “Belle et Sébastien 3”, de Clovis Cornillac (sessão para escolas, às 10h30); Lola et ses frères”, de Jean-Paul Rouve (18h30); “Comme des Garçons”, de Julien Hallard (21h30); e “Dans la Brume”, (24h00), estes três últimos em ante-estreia. Amanhã são exibidos “Rémi Sans Famille”, de Antoine Blossier (15h00); “Wardi”, de Mats Grorud (18h30); e “Fahim”, de Pierre-François Martin-Laval (21h30).

Durante a apresentação do evento, o diretor da Alliance Française de Coimbra, Víctor Matias, destacou a diversidade do programa, com atrações especiais para o público infanto-juvenil e muitas comédias e dramas para o público em geral. Recordou também o percurso desta Festa, que começou há 20 anos como uma pequena mostra da cinematografia francesa e que é hoje “um evento incontornável” no país.

Congratula-se também com a grande afluência de público que tem conquistado, com 18.000 espetadores a assistirem a 46 filmes e 126 projeções em 2018. Coimbra continua a ser a segunda cidade do país com mais público, depois de Lisboa, tendo registado no ano passado 2.027 entradas, 62 por cento das quais correspondentes a público estudantil.

O diretor do TAGV, Fernando Matos Oliveira, destacou também a grande afluência de público registada nesta Festa, “um evento diferenciador que acontece em Coimbra” e mesmo “o mais assistido, o mais procurado e o mais aguardado”.

Carina Gomes, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, realçou a importância deste programa que diversifica “a oferta cultural da cidade”, fomentando também “o diálogo intercultural e intergeracional”. Destacou também a “qualidade das produções cinematográficas trazidas à cidade por estes dias”.

Recorde-se que, para além de Coimbra, esta Festa decorre ainda em mais cinco cidades portuguesas – Lisboa, Setúbal, Almada, Porto, Leiria, Portimão e Beja. Começou a 3 de outubro e termina apenas a 9 de novembro, promovendo ao longo de mais de um mês o cinema francês em Portugal.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM