A freguesia de Vermoil, no concelho de Pombal, prepara-se para viver mais uma edição da tradicional Festa do Bodo das Castanhas, um certame que é já um marco na região, e não só, e que tem vindo a crescer e afirma-se cada vez mais no concelho.
Durante os próximos três dias, a começar hoje (24) e a decorrer ao longo do fim de semana (25 e 26), Vermoil aquece ao sabor da rainha da festa – a castanha assada, sem esquecer a gastronomia de excelência, a música popular, as atividades desportivas, entre outras coisas.
Daniel Ferreira, presidente da Junta de Freguesia de Vermoil, mostra-se otimista e acredita que este ano a afluência poderá superar as dez mil pessoas registadas na última edição.
“A expectativa é termos mais visitantes do que no ano passado. É sempre a nossa meta: crescer um bocadinho mais”, sublinha o autarca, que recorda que, em 2024, foram vendidas cerca de 400 quilos de castanhas assadas e servidas refeições a mais de 3.500 pessoas.
Música e exposição
A edição deste ano traz algumas novidade e a grande aposta da organização é na música popular e na dinamização das associações locais. Como nomes de renome está Cláudia e Os Minhotos Martos, que sobem ao palco amanhã (25), pelas 22h00. Também Emanuel Moura destaca-se no programa com uma atuação, no domingo, às 21h30, que promete animar os visitantes.
Mas não só de música se faz a festa. Além dos concertos, o evento traz uma novidade “fora da caixa”: uma exposição itinerante dedicada ao ZX Spectrum, o lendário computador dos anos 80, onde haverá muitos jogos de antigamente. A mostra, que é inaugurada hoje (24), pelas 20h00, promete atrair curiosos e nostálgicos dos videojogos clássicos.
“É uma exposição que traz de volta a tecnologia e os jogos com que crescemos. Acho que vai ser muito interessante”, destaca Daniel Ferreira.
Associações no centro da festa
Como é tradição, as associações da freguesia assumem um papel de destaque, sendo as principais beneficiárias do evento. Três delas, a Filarmónica Vermoilense, Atlético Clube de Vermol e a Associação de Vizinhos e Amigos dos Matos da Ranha, vão servir refeições nas tasquinhas do recinto.
A Associação Desportiva da Ranha e a União de Pombal ficam responsáveis pelas castanhas assadas, enquanto a VermoCrawler dinamiza o habitual Trial Urbano, uma prova de automóveis clássicos, e o Prego a Fundo assegura o bar principal.
“O retorno financeiro é todo para as associações. Nós, enquanto Junta de Freguesia, fazemos o investimento inicial para que elas possam garantir receitas que lhes permitem financiar atividades ao longo do ano”, explica o presidente.
As tasquinhas vão funcionar das 12h00 às 23h00. Segundo o autarca, o investimento direto da Junta ronda os 25 mil euros.
Um evento com sabor solidário e sustentável
A Festa do Bodo das Castanhas mantém a entrada gratuita e inclui duas atividades com fins solidários: a “Magusta Colorida”, inspirada nas corridas “color run”, que decorre amanhã pelas 15h00 e tem um custo de oito euros,e a Caminhada Solidária Outubro Rosa, em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, que acontece no domingo, pelas 10h30.
Apesar das previsões de chuva ligeira para estes dias, o evento não será afetado. O recinto conta com uma tenda coberta de 1.400 metros quadrados, o dobro do tamanho que tinha há três anos, garantindo conforto a todos os visitantes.
“A chuva até ajuda. Dias frios e húmidos pedem castanhas assadas”, brinca o autarca, confiante de que o bom tempo de domingo trará ainda mais gente à festa.
Para Daniel Ferreira, o Bodo das Castanhas é mais do que um evento gastronómico: é uma tradição que encerra o calendário festivo do concelho.
“Costumo dizer que é a última grande festa do ano em Pombal. Depois disto, as festas regressam só na Páscoa. E é bom ver que cada vez mais gente de fora vem conhecer Vermoil e participar neste momento que é de todos”, conclui.
Com castanhas de qualidade, muita música e um espírito comunitário reforçado, a Festa do Bodo das Castanhas de Vermoil promete aquecer o outono e consolidar-se como um dos eventos mais queridos da região.
PROGRAMA
DIA 24 – Sexta-feira
12h00 – Abertura das tasquinhas
18h30 – missa comunitária na Igreja Velha
19h15 – sessão solene de abertura- Bodo das Castanhas 2025
20h00 – Inauguração da “Exposição e espaço Videojogos – Museu LOAD ZX”
20h00 – Abertura das tasquinhas
21h00 – Baile com Graciano Ricardo
22h00- Atuação Filarmónica Vermoilense
23h00 – Continuação de Baile com Graciano Ricardo
DIA 25 – Sábado
9h30 – Radiomodelismo – Trial urbano 4×4 Bodo das Castanhas 2025
12h00 – Abertura das tasquinhas
15h00 – Concentração para caminhada “Magusta colorida” (pré-inscrição obrigatória)
16h00 – Apresentação e escolha da melhor “Sopa da Magusta” (Ingrediente principal Castanha – pré-inscrição obrigatória)
16h30 – Whorkshop Bolachas com Inês Lopes Cake Designer
17h00 – Mega magusto
19h30 – Abertura das tasquinhas
22h00 – Claudia e Os Minhotos Marotos
23h00 – Atuação de Big Jovem
01h00 – Atuação DJ
DIA 26 – Domingo
9h00 – Abertura feira
9h00 – 5º Passeio BTT – Bodo das Castanhas
9h00 – Caminhada “Corredor Ribeirinho do Arunca” (Saída- Pombal; Chegada – Bodo das Castanhas -pré-inscrição obrigatória)
10h30 – Let´s Go Caminhada Rosa – (pré-inscrição obrigatória)
12h00 – Abertura das Tasquinhas
14h30 – Atuação do Grupo Musical “Viravadio”
15h30 – Demonstração Capoeira “Ginga Camará”
17h30 – Rancho
19h00 – Baile com Silvie
20h45 – Atuação “Mare”
21h30 – Emanuel Moura
22h30 – Continuação baile com Silvie