18 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Festa da Fava até domingo em Ourentã

5 de Maio 2023

A freguesia de Ourentã, concelho de Cantanhede, acolhe de hoje (5) até domingo (7) a 13ª edição da Festa da Fava, promovida pelo Rancho Folclórico Os Bairradinos de Ourentã, onde esta leguminosa é a “anfitriã” do certame.

Este ano, a iniciativa vai decorrer no antigo campo de futebol de Ourentã. “Neste novo espaço, que escolhemos devido, principalmente, ao aumento da procura teremos mais espaço nas tasquinhas e no recinto envolvente à animação que também estará presente”, revelou ao “Despertar” a presidente do Rancho, Sandra Navega.

Durante três dias, os visitantes têm a oportunidade de apreciar as favas nas suas variadas receitas confecionadas nas tasquinhas do Rancho Folclórico Os Bairradinos de Ourentã e da Comissão de Festas. Entre elas, as tradicionais favas à portuguesa. Além deste prato, podem ainda saborear outras iguarias como o bacalhau à bairradino, leitão, negalhos, entre outros petiscos de “deixar água na boca”.

A Festa da Fava, de entrada livre, arranca esta tarde (5), com a abertura solene agendada para as 19h00, acompanhada pelos gaiteiros “Um Gaiteiro muito Jeitosinho”, seguindo-se o jantar com música ambiente. Pelas 21h30 terá lugar um momento de fado com Carolina Pessoa e Nuno Sérgio. O dia culmina com um baile proporcionado pela banda GJSHOW e do DJ Bráulio.

Amanhã (6), o dia inicia pelas 12h00 com o almoço. Durante a tarde, a partir das 17h00, o recinto vai ser animado pelo grupo de concertinas “Os Amigos de Pombaliz” e do Rancho Folclórico “As Ceifeiras de Santa Maria de Medas (Gondomar). Após o jantar, que começa a ser servido pelas 19h00, haverá baile com o grupo Vinil, terminando a noite com o som do DJ Rodrigo.

No domingo (7), a “Caminhada da Fava” inicia este dia, logo pelas 09h00. Às 12h00 há novamente o almoço com música ambiente. A animação vai também marcar a tarde, com as atuações dos grupos Episódio (Associação Cultural de Teatro e Recriação Histórica), Dança Fénix Groove e Ama Folk.  O certame termina com a atuação, cerca das 20h00, de Ruizinho de Penacova.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM