22 de Agosto de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Festa Alhadas mostra dinamismo da região

9 de Agosto 2019

Indústria, cultura, desporto, gastronomia, artesanato e música voltam a juntar-se na Festa Alhadas, evento que vai animar a Freguesia de Alhadas, no concelho da Figueira da Foz, de 23 a 25 de agosto.

Promovida pela Junta de Freguesia, esta festa vai dar a conhecer, no Largo da Piscina Municipal, o dinamismo e potencialidades desta região, num programa variado que apresenta os vários setores de atividade, sem esquecer o artesanato e a gastronomia, e que continua a apostar na tradição e na “prata da casa”.

“Esta é a grande festa da Freguesia, que conta com a colaboração de todas as coletividades e associações e que mostra o que temos por cá”, realça o presidente da Junta, Jorge Bugalho.

O autarca considera que está tudo a ser preparado para que esta seja “uma grande festa” e espera repetir “o êxito do ano passado”, tendo passado pelo recinto cerca de 2.500 pessoas nos três dias.

Jorge Bugalho recorda que as novidades introduzidas em 2018 trouxeram bons resultados, destacando o facto da exposição do artesanato ter vindo para a rua, enriquecendo assim todo o evento e contribuindo para a maior promoção e visibilidade do trabalho dos artesãos, que antes ocupavam o edifício da escola.

“Queremos que esta seja uma festa de toda a comunidade. Temos investido na sua melhoria e temos trabalhado no sentido de envolver toda a freguesia”, sublinha, destacando do vasto programa o desfile etnográfico onde as coletividades e os cidadãos “vão mostrar algumas das tradições das suas aldeias e da freguesia”.

A Festa Alhadas começa no dia 23, às 19h30, com a abertura oficial das tasquinhas e da exposição de artesanato. Continua, a partir das 21h00, com as atuações do grupo de cantares “Emcantos”, dos grupos de dança moderna “Traquinas” e “Move” e do Rancho Folclórico de Alhadas. A noite termina com um baile animado pelo grupo Top Som.

No dia 24, às 16h00, realiza-se uma meda aula de hidroginástica e à noite, a partir das 21h00, a animação está a cargo de Vozes da Terra e do grupo de Cantares da SBUA. Nesta noite, às 22h00, realiza-se o tradicional desfile de vestidos de chita, seguindo-se um baile animado pelo grupo Fax.

No dia 25 o programa abre com o grande desfile etnográfico. A concentração está marcada para as 15h00, na Rua Fonte Quente, seguindo depois em direção à Piscina Municipal. Ainda durante a tarde atua a Banda Filarmónica da SBUA (17h30), realiza-se uma cerimónia protocolar (18h30) e apresentam-se o grupo de dança “Dinamic” e a Escola de Karaté (20h00). Segue-se a apresentação do grupo de cantares “Terra Nostra” (21h00) e o baile animado pelo grupo “AVR”.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM