A Câmara Municipal de Penela e a Associação de Moradores da Ferraria de São João juntaram-se para dinamizar amanhã (22), o fórum “As Aldeias, a Floresta e o Fogo”, que, de acordo com o presidente da associação, Luís Teixeira, “tem a ver com a análise do papel das aldeias no planeamento territorial e no ordenamento do território e com a prevenção e combate aos incêndios”.
A iniciativa, aberta à comunidade, dirige-se mais especificamente a pessoas ligadas à proteção civil, como bombeiros e forças de segurança, ao poder autárquico, como é o caso das câmaras municipais e juntas de freguesia, e ao poder local, que inclui associações de moradores e entidades representantes das várias aldeias nacionais.
O fórum, cuja inscrição é gratuita, mas obrigatória, vai realizar-se na Ferraria de São João entre as 9h30 e as 13h00 e contará com as intervenções de Rui Ladeira, Secretário de Estado das Florestas, e Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo. Também Ana Abrunhosa, deputada da Assembleia da República, Eduardo Nogueira dos Santos, presidente da Câmara de Penela, e Luís Teixeira, presidente da Associação de Moradores da Ferraria de São João, vão intervir na conferência.
Ao longo da manhã serão abordados temas como a gestão da floresta na envolvente das aldeias e o que falta; as soluções e desafios para a obtenção de aldeias mais seguras e o impacto do fogo no turismo e sustentabilidade das aldeias, uma vez que na altura dos incêndios de Pedrógão Grande, no ano de 2017, uma das frentes do fogo atingiu a Ferraria de São João, tendo a aldeia ficado ladeada por chamas.
Segundo o testemunho de Luís Teixeira, os estragos não foram tão graves devido ao facto de as chamas terem chegado a um sobreiral, que é uma “árvore-bombeiro, ou seja, pouco combustível”. Assim, e na sequência dos incêndios, foi criada uma “zona de proteção da aldeia”, na qual se plantaram “plantas autóctones e pouco combustíveis, como é o caso do sobreiro e da azinheira”.
Além disso, e não sendo meramente coincidência, o fórum vai decorrer este mês porque os incêndios de Pedrógão ocorreram por esta altura.
O evento está ainda integrado nas celebrações de homenagem a São João, padroeiro da aldeia Ferraria de São João.
O presidente da Junta de Freguesia da Cumeeira, Pedro Alves, garante que as expectativas para este evento “são as mais altas, derivado da importância do tema e do painel que o compõe”, explicando que é um tema de elevada importância. Aliás, explica que o fórum servirá “para esclarecer algumas dúvidas sobre o ordenamento da floresta, mesmo em termos legais”.