21 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

CLARA CORREIA

Feliz Padelversário!

6 de Março 2020

Querido avô “O Despertar”, este ano vamos celebrar o seu aniversário num campo de Padel. Prometo que (também) não faltará a broa de Podentes, o queijo do Rabaçal, o “bolo às riscas” e… o delicioso espumante Messias!

O avô já sabe que a Clarinha descobriu o padel há pouco tempo e que gosta muito de andar a passear por Portugal com a raqueta na mão…

É certinho que vamos passar uma parte do seu dia a conversar sobre futebol porque este é o nosso “desporto-rei”, sempre presente nas nossas conversas. Desta vez vamos falar sobre o Liverpool e a temporada verdadeiramente extraordinária que está a fazer. Tenho desfrutado muito a estudar esta equipa, superiormente orientada pelo carismático treinador alemão Jurgen Klopp, que tem como “braço direito” o holandês Pepijn Lijnders.

O avô já não se surpreende que a Clarinha goste tanto de futebol, verdade? O que o vai surpreender é que existe uma relação muito gira entre o sucesso da equipa de futebol do Liverpool e o padel…

Aqui vai a explicação… em Melwood, centro de estágio da equipa do Liverpool, há um campo de padel! Isto é que o avô não esperava! Este campo foi construído especialmente para o Klopp e o Lijnders poderem jogar. Segundo o treinador adjunto do Liverpool, “É fantástico. Jogamos umas duas a três vezes por semana, algumas vezes mais”. Afirma ainda, “Jogar entre reuniões e sessões de treino é uma forma perfeita de desligar. Não se pode jogar sem estar concentrado a 100%. Para nós é muito bom não pensar em mais nada enquanto jogamos. E às vezes é nestes momentos que encontramos uma solução genial para alguma questão”. Já estamos a ver a nossa Académica a construir um campo de padel, verdade avô?!

Há mais alguns “segredos” do sucesso da equipa do Liverpool… vou contar-lhe (mais) um, avô. Na edição da Champions League do ano passado, muito antes da equipa do Liverpool chegar à final, já o Lijnders tinha preparado em detalhe o “jogo de sonho”. Um ponto importante do plano de preparação era convidar para um jogo-treino uma equipa que pudesse imitar o estilo de jogo do Ajax ou do Tottenham, possíveis adversários na final da competição. Este jogo-treino seria disputado em Marbella, por ter um clima semelhante ao de Madrid, cidade palco do jogo do ano, e por ali ser mais fácil manter o jogo em segredo. Segundo Lijnders, “A ideia era convidar uma equipa para treinar três ou quatro dias da maneira como queríamos que jogassem o jogo-treino”. Sabe qual foi a equipa convidada, avô? A equipa B do Benfica!

Depois de se ter confirmado que a final da Champions seria disputada com o Tottenham foi feita uma apresentação ao treinador do Benfica B para que soubesse como deveriam jogar. Tinha que ser com o “estilo” do Tottenham: jogadas de bola parada, a mesma dinâmica ofensiva e a sua organização defensiva. O jogo-treino disputou-se uma semana antes da final de Madrid e o Liverpool preparou tudo da mesma maneira como faria na final. O Liverpool venceu o Benfica B por 3-0, uma semana antes de derrotar o Tottenham por 2-0! Lembra-se deste jogo, avô?

Como o avô sabe os jogos da edição do ano passado da Champions que me ficaram na memória foram os dois jogos da meia final disputada entre o “meu” Barça e o Liverpool. No primeiro jogo, na Catalunha, o Barça venceu por 3-0. Agora sei o que no final desse jogo o Jurgen Klopp disse aos seus atletas: “A única equipa do mundo capaz de dar a volta a esta derrota frente ao Barcelona somos nós”. Agora também sei que no dia do jogo da segunda mão, que o Liverpool venceu por 4-0, Klopp pediu para darem instruções aos apanha-bolas para voltarem a pôr a bola em campo o mais rapidamente possível. Esta velocidade acabaria por ser fundamental no quarto golo marcado por Trent Alexander Arnold. Ainda hoje me custa acreditar que o Barça tenha perdido por 4-0 em Liverpool e se tenha visto fora da final da Champions… será culpa dos jogos de padel disputados em Melwood?!

Querido avô, faltam poucos dias para voltarmos a estar juntos e celebrarmos o seu aniversário… Feliz Pedelversário!


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM