25 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Feira Popular de Coimbra nomeada para “7 Maravilhas de Portugal”

30 de Abril 2020

A Feira Popular de Coimbra é uma das nomeadas das “7 Maravilhas de Portugal”, concurso que é dedicado este ano à Cultura Popular. A União de Freguesias (UF) de Santa Clara e Castelo Viegas candidatou este evento na categoria “Festas e Feiras” e congratula-se agora por ver que foi um dos selecionados pelo júri para passar à fase seguinte.

Para o presidente da UF, José Simão, esta nomeação é “o reconhecimento nacional pelo trabalho que é desenvolvido anualmente pelas mais de 300 pessoas que participam na sua preparação”. O autarca disse a “O Despertar” que esta candidatura pretende “projetar esta feira, que é única no país, e vincar a sua importância social”, recordando a importância que assume enquanto ponto de encontro e convívio entre familiares e amigos.

“Toda a UF está muito contente com esta nomeação. Já recebemos o documento, o logótipo e as condições para podermos publicitar. Agora o nosso desejo é ir passando fase a fase, até chegarmos à final”, sublinha, assumindo que acredita que este “sonho” é possível.

Profundo devoto da Rainha Santa, diz que lhe pediu “um milagre” e acredita “que a Rainha Santa e Santa Clara irão ajudar” a levar longe o nome da Feira Popular, uma realização que “não é fácil nem barata mas que se distingue pela sua qualidade e envolvência”. Destaca ainda as suas “caraterísticas únicas” e a oferta variada que reúne na Praça da Canção – diversão, gastronomia, artesanato, associativismo, música e muitas outras atrações.

O concurso conta com sete categorias – “Festas e Feiras”, “Artesanato”, “Lendas e Mitos”, “Músicas e Dança”, “Rituais e Costumes”, “Procissões e Romarias” e “Artefactos”. No geral, pretende, como explica a organização, enaltecer “todos os eventos de cariz tradicional, cultural, festivo, infantil, popular e religioso, que sejam organizados e celebrados de forma periódica ou com organização anual”.

Depois desta fase de seleção, um painel de especialistas vai escolher 21 patrimónios regionais de cada distrito ou região autónoma. Numa terceira fase será feita nova votação para reduzir a sete os Finalistas Regionais, que serão posteriormente apresentados para eleição pelo público, prevendo-se que os sete finalistas regionais por distrito e região autónoma sejam anunciados em maio. As eliminatórias regionais decorrerão entre julho e agosto e a Gala Finalíssima está marcada para 5 de setembro, altura em que serão eleitas as “7 Maravilhas da Cultura Popular”.

Esta nomeação foi anunciada numa altura em que ainda não é certo que a feira se realize este ano, uma vez que a Covid-19 está a levar ao cancelamento de muitas realizações. José Simão explica que compete à Câmara “decidir se há ou não condições para a sua realização” e adianta que, em termos de expositores, a feira está lotada, registando mais de uma centena de inscrições.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM