29 de Janeiro de 2023 | Coimbra
PUBLICIDADE

Feira dos Pinhões com muita história e tradição em Ansião

20 de Janeiro 2023

História, cultura e tradição vão marcar mais uma edição da centenária Feira dos Pinhões, que vai decorrer no próximo fim de semana (28 e 29), em Ansião. Trata-se de um certame que pretende divulgar o melhor daquele concelho, desde o artesanato, o folclore aos produtos regionais, em especial o pinhão, fruto seco que, em tempos não muito distantes, teve grande impacto na economia local.

No sábado (28), pelas 10h00, realiza-se a abertura da Feira, seguida, às 10h30, de uma recriação histórica do outorgamento do alvará à Confraria da Nossa Senhora da Paz, bem como o acolhimento dos peregrinos e feirantes pelos oficiais do concelho. Ao longo do dia, haverá animação itinerante com rábulas, estórias e muita dança e música. Cerca do 12h30 decorre o espetáculo “Um Quadro da Antiga Feira dos Pinhões” pelo Teatro Olimpo, prosseguindo com “comes e bebes” (13h00), onde reina a gastronomia tradicional.

À tarde, na Praça do Município, pelas 15h00, além da animação itinerante, vai ter lugar a visita das entidades oficiais ao certame. Já por volta das 16h00 o Rancho Infantil das Serras de Ansião Rancho Folclórico S. Domingos da Lagarteira vão animar o recinto. Ainda no sábado, a partir das 18h00, vai poder dar um pé de dança com um baile tradicional a cargo de Klino & Amigos. O dia culmina com o espetáculo “Criada para todo o serviço” pela companhia de Teatro da Vista Alegre, no Centro Cultural de Ansião.

No domingo (29), a animação de rua começa bem cedo, às 09h00, com o grupo Ca´Gaita. Depois vai ter lugar, cerca das 10h00, mais um espétaculo, “Perdidos, mas pouco!”, com a Bolha – Teatro com Marionetas na Biblioteca Municipal. Neste último dia, Ansião vai ser palco, entre as 14h00 e as 20h00, do programa da TVI “Somos Portugal”, na Praça do Município.

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM