Arranca esta tarde (7) na Cordinhã, em Cantanhede, a 20.ª edição da Feira do Vinho e da Gastronomia, que trará à região quatro dias de convívio e divulgação de produtos endógenos.
O evento, que se estenderá até segunda-feira (10), vai decorrer no Largo da Feira, contando com aulas de zumba, música, fogo de artifício e cerca de 25 stands, que terão à venda desde peças de artesanato a vinho e comida típica da Bairrada.
De acordo com o presidente da Junta de Freguesia (JF) da Cordinhã, José Carlos Santos, no certame estarão presentes diversas associações locais, para as quais reverterá o lucro obtido nos quatro dias de festa. Além disso, o autarca realça o facto de o festival ter como principal objetivo “promover os vinhos e a gastronomia da Cordinhã”.
Nas tasquinhas de comida serão servidos petiscos, refeições completas e sobremesas. Da ementa destacam-se o galo no forno, a chanfana, o leitão e os negalhos, que são pratos à moda da Bairrada. Além disso, o pudim, o bolo da páscoa, o arroz doce e o leite creme prometem fazer as maravilhas dos visitantes, tal como a chouriça assada, a petinga frita e o carapau.
Satisfeito com a realização do certame, José Carlos Santos explica que, devido ao facto de ser “feira do vinho”, “não haverá cerveja, só vinho e champanhe”, além de água e sumo natural.
Sem número estimado de visitantes, mas com a certeza de que a edição será “um sucesso”, o autarca descreve o evento como “um espetáculo”, salientando ainda que, desta feira, o público pode esperar “bons vinhos para provar, boa gastronomia, boa música e [muito] divertimento”.