17 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Feira do Queijo e do Pastor decorre este fim de semana em Penalva do Castelo

3 de Fevereiro 2023

A Feira do Queijo e do Pastor está de regresso este fim de semana (4 e 5) com a sua 32ª edição a Penalva do Castelo. Trata-se de um certame que tem como intuito divulgar a “trilogia de excelência” do concelho: o Queijo da Serra de Estrela de Penalva, a Maçã Bravo de Esmolfe e o Vinho do Dão de Penalva, bem como reconhecer o trabalho dos homens e mulheres que se dedicam à atividade pastorícia.

Este ano, o evento, “que começou por ser uma simples festa de pastores com concursos de queijos e se tornou um certame de referência”, vai ter lugar na Praça do Município, na sequência das obras que se encontram a decorrer na Praça Magalhães Coutinho (local onde se realiza habitualmente).

No total, são cerca de 80 expositores que vão estar a promover durante dois dias os produtos endógenos, entre eles 20 dedicados à produção de queijo. Desde mel, compotas, doçaria, fumeiro, Queijos da Serra de Estrela de Penalva, Maçã Bravo de Esmolfe ao Vinho do Dão, “não faltam motivos para vir a Penalva do Castelo e desfrutar de um fim de semana diferente, com muito sabor e tradição”, disse ao “Despertar” o presidente da Câmara Municipal Francisco Carvalho.

“Temos uma panóplia de produtos que vão certamente agradar os nossos visitantes”, reforçou o autarca ao esperar receber 15 mil pessoas durante a Feira.

A animação também não podia faltar neste certame. Vai haver muita música popular, proporcionada por grupos locais, bem como pela voz da artista portuguesa Micaela, que vai alegrar o recinto já amanhã (4), pelas 16h00. Destaque também para domingo (5), pois Penalva do Castelo vai receber o programa “Somos Portugal” da TVI, entre as 14h00 e as 20h00.

“Temos vários ingredientes para as pessoas se deslocarem a Penalva do Castelo. Desde exposições, artesanato, música tradicional, gastronomia, entre muitas outras atrações”, sublinhou o edil municipal.

O presidente Francisco Carvalho defende que o concelho, sendo do interior e “classificado com baixa densidade populacional”, precisa destas iniciativas, “pois se não houver estes certames muitas pessoas nem sabem sequer onde se situa Penalva do Castelo”. “E é isso que pretendemos, divulgar a nossa terra e o nosso potencial, atraindo o máximo número de turistas de forma a potenciar o enoturismo e o turismo do interior e da natureza”, acrescentou.

Banhado por quatro rios (Dão, Carapito, Ludares e Coja) e de mãos dadas com “belezas naturais ímpares e uma bela paisagem arquitetónica”, o concelho proporciona este “pano de fundo” enquanto desfruta da textura e do sabor do Queijo da Serra de Estrela de Penalva do Castelo acompanhado de um copo de Vinho do Dão.

“Um queijo de excelência”

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, o Queijo da Serra de Estrela de Penalva do Castelo “tem tudo para ser de excelente qualidade”. “Os animais passaram algumas dificuldades na alimentação, devido à seca que se fez sentir no verão, mas depois choveu com abundância e os pastos rebentaram. Também caiu bastante geada e o frio leva a que o queijo fique com melhor qualidade”, justificou.

Em Penalva do Castelo, sublinha, “os solos são mais fortes, proporcionando mais vitaminas para a produção do leite”. “É um território encaixado entre rios, o que permite haver um verão mais suave e um inverno menos agreste, tornando os pastos mais viçosos para as ovelhas”, explicou.

Mas é também um produto de qualidade graças às mãos de quem o produz. “O número de produtores estabilizou, totalizando atualmente à volta de meia centena”, referiu Francisco Carvalho ao destacar que manter ou aumentar este número “é uma das apostas da autarquia”.

Segundo o autarca, “apesar de ser uma atividade difícil”, com os apoios disponíveis do Governo e do Município (que no ano passado rondou os oito mil euros), garante ser “um negócio rentável”.

“Estamos a apostar e a investir para que os nossos jovens também despertem interesse e se dediquem à produção de queijo”, vincou Francisco Carvalho.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM