17 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Feira do Queijo da Serra em Oliveira do Hospital chega amanhã com novidades

22 de Março 2024

A Festa do Queija da Serra da Estrela de Oliveira do Hospital regressa este fim de semana (23 e 24).

A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, vai contar com 226 expositores, mais de 45 confrarias, atividades desportivas e animação musical. Além do queijo haverá também produtos endógenos, enchidos, vinho do Dão, mel e artesanato.

A edição deste ano chega com novidades, uma vez que haverá internacionalização e queijos convidados. Os queijos internacionais chegam da Galiza, enquanto o queijo nacional convidado vem de Tondela.

As queijarias produtoras de queijo de Denominação de Origem Protegida (DOP) aderentes ao evento, também conhecidas por “coroa da feira”, são a Quinta do Ferreira, Quinta das Lameiras, Estrela Artesanal, Quinta dos Lobos e Quinta do Cruzeiro. A estes juntam-se outros pastores e queijeiras que não conseguiram alcançar ainda a denominação.

Segundo a autarquia, os queijos DOP têm um custo mínimo de 24 euros, enquanto o queijo considerado não DOP custa, no mínimo, 19 euros.

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, revela que para a realização do certame foi necessário um investimento de cerca de 120 mil euros, mas “vai valer a pena”, visto tratar-se de um evento que “mostra a genuinidade do mundo rural”.

Para este ano são esperadas cerca de 50 mil visitantes, no Largo Ribeiro do Amaral, local onde decorrerá a Feira.

O autarca revela que a cidade está “a saber crescer” e “consolidar-se”.

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM