A aldeia de Meruge tem tudo preparado para se encher de gente, animação, tradição e de muitos sabores únicos da gastronomia local, pois está de regresso, este fim de semana, a Feira do Porco e do Enchido com a sua 19ª edição.
Trata-se, assim, de um evento que “se distingue pela sua genuinidade e pureza cultural e paisagística e que pretende divulgar os produtos locais e promover o território daquela aldeia”. “Foi uma iniciativa que começou com a necessidade de recriar os nossos saberes e tradições”, salientou o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, durante a conferência de imprensa que teve lugar esta terça-feira (8), na tasca tipicamente portuguesa Quebra o Galho, em Coimbra.
A gastronomia típica vai estar em destaque e são muitos os sabores por onde escolher a começar pelos enchidos (chouriças de carne e de bofes, farinheiras, presuntos salgados e as morcelas de sangue). Junta-se ainda o arroz de suã, os torresmos à moda de Meruge com batata à racha, a feijoada à moda de Nogueirinha, o porco bísaro no espeto e as bolas de carne, de bacalhau e de sardinha que vão sair quentinhas do Forno Comunitário, além da sopa na laje, do arroz-doce ou da doçaria tradicional.
A Mostra do Porco Bísaro, a par do fabrico de chouriças ao vivo, são também motivos de atracão e de divulgação das potencialidades dos produtos tradicionais, bem como o típico magusto de caruma, regado com jeropiga caseira.
Destaque também para o Mercado da Agricultura Familiar, onde vai poder encontrar diversos frutos secos, licores, compotas ou mesmo os requeijões e queijo de ovelha, entre muitos outros produtos da terra. Neste espaço, os agricultores e os produtores locais têm a ocasião certa para negociar diretamente com os consumidores os seus produtos. Na aldeia de Meruge misturam-se ainda as típicas formas de artesanato, como ferreiros, oleiros, cesteiros, funileiros, entre outras artes.
“É, assim, uma oportunidade que todos os visitantes têm para degustar e experimentar iguarias únicas e trazer produtos regionais para casa”, acrescentou José Francisco Rolo.
Quem visitar este certame vai ainda deslumbrar-se com o cenário da Lage Grande e com a decoração da Feira Antiga montada pelo Grupo de Teatro Histórico Almanach, que vai também animar os mais pequenos com diversas histórias, cujo tema desta edição é a presença Romana na aldeia. Além disso, as crianças vão ter direito a insufláveis, pinturas faciais, jogos tradicionais e a viver uma experiência bem tradicional, com passeios de burro pelo recinto.
“A feira foi ganhando mérito, desde sempre pela sua qualidade e fidelidade à etnografia e aos valores da nossa cultura popular e, assim, fomos sempre crescendo”, disse o presidente da Junta de Freguesia de Meruge, João Abreu, também presente na apresentação da 19ª edição da Feira do Porco e do Enchido.