10 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Feira do Porco e do Enchido promove sabores tradicionais em Meruge

9 de Novembro 2018

A Feira do Porco e do Enchido vai animar, no domingo, a Freguesia de Meruge, no concelho de Oliveira do Hospital. Bem conhecida na região, esta feira homenageia os “porqueiros”, dá a conhecer as tradições associadas à matança do porco e mostra os sabores únicos daquela região.

A feira abre às 9h30, na Lage Grande, e integra a Mostra do Porco Bísaro, a Feira da Agricultura Familiar e do Mundo Rural e a Feira do Artesanato e da Doçaria, havendo assim atrações para todos os gostos. Ao longo de todo o dia, os visitantes vão poder apreciar a mostra diversificada, adquirir produtos originais e criativos, saborear as especialidades da gastronomia regional, bem com os doces típicos. Vão poder trazer também para casa os mais variados produtos biológicos, enchidos, queijos, peças artesanais, licores, bolos e outros doces.

O forno comunitário vai estar a trabalhar em permanência, convidando a saborear as quentes e apetitosas bôlas de carne, chouriço, sardinha ou bacalhau e também a famosa broa de milho.

Organizado pela Junta de Freguesia de Meruge, com o apoio do Município de Oliveira do Hospital, este evento nasceu para evidenciar o papel dos “porqueiros” no desenvolvimento económico da freguesia, procurando enaltecer também a excelência dos enchidos daquela região. Realizado há 16 anos, este certame assume-se como um atrativo cartaz lúdico e gastronómico que atrai muitos visitantes à região da Beira Serra neste fim de semana.

De acordo com João Paulo Vaz, da Junta de Freguesia de Meruge, a feira vai contar com a participação de cerca de 100 expositores, ligados às mais diversas áreas de atividade. São eles que vão dinamizar este evento que, como sublinha, “tem muita tradição na região e bastante peso na freguesia e no concelho”.

O programa da feira começa já amanhã, às 15h00, com a abertura da exposição “A Raça Bísara”, seguindo-se o colóquio sobre “O Porco Bísaro no Desenvolvimento Rural”, às 16h00. À noite, a partir das 21h00, há fados de Lisboa e Coimbra, no Salão da Associação de Meruge, e, às 22h00, na Lage Grande, decorre um magusto comunitário. A noite termina com um espetáculo de fogo.

No domingo há animação permanente. O grupo de teatro Viv’Arte vai animar o recinto com recriações históricas alusivas ao centenário da 1.ª Grande Guerra, o programa integra passeios de burro, jogos tradicionais e, direcionado para os mais novos, há um espaço de diversão, onde não faltam as pinturas faciais e os balões.

Os visitantes vão poder apreciar também a Mostra do Porco Bísaro, com as suas ninhadas de leitões, que continuam a encantar tanto miúdos como graúdos. Vão poder assistir, ainda, à assadura do porco no espeto e participar no animado almoço nas tabernas. O “Arroz de Suã”, o “Porco no Espeto com Arroz de Feijão”, os “Torresmos à Moda de Meruge”, a “Feijoada à Moda de Nogueirinha” e as Bôlas são algumas das iguarias que são muito apreciadas. Quem quiser, pode também adquirir a carne, utilizar as fogueiras e caçoilas que estão disponíveis no recinto e confecionar a própria refeição.

Está, portanto, “tudo preparado para que este seja um fim de semana de festa, com muita animação e convívio”, assegura João Paulo Vaz.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM