18 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Feira do Pastor e do Queijo anima Penalva do Castelo este fim de semana

16 de Fevereiro 2024

É já este fim de semana, dia 17 e 18, que decorre a 33.ª edição da Feira do Pastor e do Queijo, junto à Câmara Municipal de Penalva do Castelo, em Viseu.

Numa festa onde o queijo é o rei e o pastor é homenageado, pretende-se promover o famoso Queijo Serra da Estrela e também dar a conhecer os restantes produtos endógenos da região.

“Vamos continuar a homenagear os pastores e o queijo da serra de Penalva do Castela que constituem em conjunto com a maça Bravo de Esmolfe e o vinho “Dão de Penalva” a trilogia de excelência deste concelho. Fazemos este evento sempre com a perspetiva de promover estes três produtos endógenos”, refere Francisco Carvalho, presidente da Câmara Municipal de Penalva do Castelo, que adianta ainda que aproveita estes produtos endógenos para “dinamizar um pouco o concelho e mostrar a quem nos visita o que melhor se produz e assim alavancar a economia local”.

À semelhança das últimas edições, o certame realizar-se-á nos moldes anteriores, onde promete não faltar animação, música, comida e também algumas novidades.

Programa preenchido

A festa abre portas logo pela manhã, às 9h00, de sábado, e começa com a atuação da Tuna de S. Martinho de Pindo. Pelas 10h00 há uma receção às Entidades Oficiais, com destaque para a presença de Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. À mesma hora haverá uma arruada pela banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo. Antes do almoço, pelas 11h00, a animação musical ficará a cargo da Tuna Realense.

Já da parte da tarde, às 15h00, atua o Trio “Artur&Márcia”, e hora e meia depois é a vez de Augusto Canário & Amigos subir a palco. O primeiro dia da Feira do Pastor e do Queijo termina às 20h00.

No segundo dia do evento, a abertura está agendada para as 10h00 com a atuação do Rancho Folclórico local. A festa continua às 11h00 com a Associação Rio Côja e o Grupo de Cantares de Pindo. Da parte da tarde chega a grande novidade deste ano. Entre as 14h00 e as 20h00, o camião da SIC andará pelas principais ruas da Vila, com o programa “DOMINGÃO”.

O autarca afirma que este evento tem “uma dimensão diferente nos últimos 10 anos, desde que o município está a ser gerido pelo atual Executivo. “Temos dado uma dimensão diferente a esta festa. Trazemos sempre nestes dias um canal televisivo a Penalva do Castelo. Este ano será a SIC. Os imigrantes além-fronteiras poderão matar saudades dos produtos e da sua terra”, disse.

Oportunidade para o associativismo

Ao longo destes dois dias vão estar patentes diversas atrações. Para além do afamado queijo da Serra da Estrela do concelho, a feira conta também como destaque a doçaria, o fumeiro, maçã Bravo de Esmolfe e ainda o vinho “Dão de Penalva”. A juntar a tudo isto haverá ainda exposição de artesanato local. Ao todo estarão cerca de 80 expositores com o melhor que sabem fazer.

Esta é também uma oportunidade para o desenvolvimento do associativismo. “O que contribui para a dinamização deste evento é essencialmente o associativismo local porque não vai ser só estes produtos endógenos que vão estar em exposição, mas vamos ter também outros produtos, como a doçaria, o artesanato, as compotas, os licores, entre outros. Os lares e associações aproveitam este dia para promover as próprias iguarias e reforçar a sua tesouraria”, sublinha Francisco Carvalho.

Com entradas gratuitas, o presidente está confiante de que durante estes dois dias de certame irão passar cerca de 15 mil pessoas.

“Esta é uma festa dos locais para os locais e para aqueles que nos visitam. Vamos mostrar toda a nossa capacidade, quer gastronómica, quer cultural, quer dos próprios artesãos. Quem vier a Penalva vai levar uma noção daquilo que de melhor se produz não só no concelho, mas também das potencialidades que o concelho tem a nível cultural”, salienta o autarca.

 

 

 

 

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM