A vila do Espinhal, em Penela, dá hoje (30) as boas vindas à 35.ª edição da Feira do Mel, organizada pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia do Espinhal, em parceria com a associação de apicultores Serramel.
O evento, que se prolongará fim de semana adentro, até dia 1 de setembro, domingo, tem como principal objetivo promover e divulgar o mel da região Serra da Lousã, além de proporcionar ao público momentos de animação.
O presidente da autarquia de Penela, Eduardo Nogueira dos Santos, explicou que esta é a oportunidade de “provar o mel produzido na região e os doces derivados, como são exemplos os licores e aguardentes, o vinagre, as velas de cera de abelha ou as compotas e doces”.
Os alunos da freguesia, do 1.º ciclo do ensino básico ao ensino superior, que tenham notas que se enquadrem no quadro de honra, serão premiados monetariamente na inauguração do certame.
Para os três dias de animação estão previstos concertos de Sara Ribeiro (30) e de Miguel Azevedo (31), no Largo da Feira.
O programa do certame inclui também diversas iniciativas associadas ao evento Bienal do Humor Luiz D’Oliveira Guimarães, que se realiza a cada dois anos, uma caminhada, animação de rua, tasquinhas de gastronomia regional e produtos endógenos, bem como o queijo “Rabaçal” e o vinho “Terras de Sicó”.
Luís Dias, presidente da Junta de Freguesia do Espinhal, mostrou-se orgulhoso da evolução do evento ao longo dos anos, explicando que “este tem vindo a melhorar cada vez mais, ao nível da oferta. É muito gratificante”.
Além disso, o autarca confessou que “cada vez têm vindo mais pessoas”.