27 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Feira do Mel e do Campo anima Penacova de hoje a domingo

9 de Novembro 2018

A Feira do Mel e do Campo regressa, de hoje a domingo, a Penacova com um programa abrangente que aposta na promoção dos produtos endógenos do concelho e na valorização dos seus recursos naturais. Depois de um ano de pausa, devido aos trágicos incêndios que em outubro de 2017 devastaram a região, o Município apresenta um evento ainda mais forte, com mais atrações e que mostra todo o potencial e beleza deste território.

Os produtos endógenos voltam a inspirar mais uma Feira do Mel e do Campo, certame que tem já grande tradição no concelho de Penacova e que regressa, de hoje a domingo, ao Parque Verde António Marques. “Este ano queremos regressar com força”, assegura Humberto Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Penacova, realçando que esta edição conta com “um conjunto de fatores que ainda valorizará mais este evento” que a autarquia tem sabido “fazer crescer nos últimos anos”.

Durante a apresentação da feira, que decorreu na passada sexta feira, junto aos Moinhos de Gavinhos, o presidente sublinhou a importância de “valorizar os produtos locais e endógenos”, num programa abrangente que, em cada um dos três dias, dá destaque a iniciativas que se integram nesta aposta da promoção e valorização dos recursos naturais.

Hoje o grande destaque vai para a inauguração da feira, às 18h00, e para a visita ao recinto, onde vão estar 30 expositores. Destes, Humberto Oliveira destaca a participação de três oriundos de Cistierna (localidade espanhola que está geminada com Penacova), que vão trazer ao certame os produtos e sabores típicos daquela região; bem como a presença de dois bares e dois restaurantes do concelho, que vão apresentar as muitas especialidades da gastronomia regional, onde se destaca, nesta época, o sarrabulho e os míscaros.

Quanto aos restantes expositores vão trazer à feira um pouco de tudo, desde o mel, ao produtos do campo, enchidos, compotas, artesanato e outros produtos que são já presença habitual nesta realização. De acesso livre e gratuito, o certame conta ainda com um atrativo programa musical, que abre hoje com as atuações de “As Band” e Dj Nuka, prossegue amanhã com Hi-Fi, Berg e Dj Rita Mendes e termina domingo com o Avô Cantigas, Ruizinho de Penacova e Sons do Minho. Amanhã à tarde destaque ainda para o lançamento do Roteiro dos Aristas e para a homenagem à equipa do Pesca de Penacova, que se sagrou recentemente campeã nacional, e aos penacovenses que têm contribuído para promover Penacova, em particular os seus trilhos de trail running e BTT.

No domingo destaque ainda para o tradicional magusto, onde não faltam as castanhas e o vinho, que serão oferecidos a todos os visitantes pela autarquia. Humberto Oliveira recorda que, tal como tem sido tradição nestes últimos anos, vai chegar a Penacova um autocarro vindo de Lisboa, transportando muitos dos “filhos da terra” que se encontram a trabalhar e a morar longe e que regressam todos os anos ao concelho nesta altura para participar nesta feira e reviver familiares e amigos.

Com um orçamento de 70 mil euros e atrações para toda a família, a Feira do Mel e do Campo abre hoje às 18h00. Amanhã reabre às 16h00 e no domingo às 11h00.

Cerca de 800 pessoas no Penacova Trail do Centro

O programa da Feira do Mel e do Campo é enriquecido, este ano, com a realização da segunda edição do Penacova Trail do Centro, prova que deverá envolver entre “700 a 800 pessoas”. Carlos Sá, da organização da prova, destacou o importante trabalho que tem vindo a ser feito no concelho a nível da “recuperação dos trilhos”, no sentido de “os devolver à população e aos visitantes”. Congratulou-se, ainda, com o aumento do número de praticantes de trail, elogiou as “condições únicas” que Penacova oferece para a prática desta modalidade que, juntamente com a autarquia, quer ver como “uma marca do desporto outdoor” e como “uma referência no turismo de natureza”. É nesse sentido que querem continuar a trabalhar em parceria, determinados a fazerem “cada vez mais e melhor”.

Marcado para domingo, a partir das 7h00, o Penacova Trail do Centro inclui um trail curto com 17 quilómetros, um longo com 25 e um ultra com 42. Integra ainda uma caminhada solidária, com sete quilómetros, que vai apoiar os Bombeiros Voluntários de Penacova, decorrendo as inscrições até ao início da prova.

Penacova lança Roteiro dos Aristas

O Roteiro dos Aristas é a nova atração turística do concelho de Penacova. Este projeto vai ser apresentado amanhã, às 16h30, e vem complementar a oferta já existente, convidando população e turistas a percorrer os oito locais que sinaliza, todos com “grande expressão turística”.

Penedo do Castro, Mosteiro do Lorvão, Fornos da Cal, Mirante, Reconquinho, Moinhos de Gavinhos, Vimieiro e Livraria do Mondego são os oito locais emblemáticos do concelho que integram este roteiro, correspondendo cada um a uma das oito letras que formam a palavra Penacova. A ideia passa por convidar as pessoas a apreciar cada um destes “locais esplendorosos e a desfrutar dos bons ares e da natureza, transformando-se assim em verdadeiros aristas”.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM