 
	
            
A Câmara Municipal da Lousã vai realizar, entre os dias 21 e 23 de novembro, a 34.ª edição da Feira do Mel e da Castanha, um dos eventos mais emblemáticos do concelho e uma referência na valorização dos produtos endógenos da Serra da Lousã. O certame vai decorrer no Parque Municipal de Exposições Mário Soares e contará com mais de 125 expositores de diferentes áreas, destacando-se o mel, a castanha e outros produtos típicos da época, como enchidos, queijos, vinhos, licores, pão e doçaria tradicional. As cinco freguesias do concelho marcarão presença através das tradicionais tasquinhas, que prometem dar a provar o melhor da gastronomia local.
Além dos produtores e comerciantes, o evento envolverá também associações culturais e recreativas, escolas e a comunidade em geral, reforçando o caráter participativo e identitário desta feira.
Segundo o presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, “este evento é ilustrativo da valorização que temos vindo a fazer dos produtos endógenos do nosso concelho, nomeadamente na afirmação do Mel Serra da Lousã DOP, reconhecido como o melhor mel do mundo”. O autarca destaca ainda que “o programa de animação foi pensado para abranger todos os públicos, com espetáculos de artistas de dimensão nacional”.
Programa diversificado
O evento começa no dia 21, pelas 18h00, com a inauguração oficial e com animações da “Companhia um do outro” e “Companhia Marimbondo”. A noite promete continuar em festa com o concerto, pelas 22h00, de Beatriz Rosário, uma das vozes em ascensão da música portuguesa, seguida das atuações de “Os RED” e dos DJs We On Party, que encerrarão o primeiro dia com ritmos animados.
No dia seguinte (22), o certame ganha nova vida com um programa repleto de atividades. Durante o dia, haverá momentos de animação de rua, atuações da “Companhia um do outro”, dos “Bombos e Tombos”, do “Gaiteiro Unidos da Serra” e da Escola de Concertinistas da Lousã. O público pode ainda assistir a um showcooking promovido pelo restaurante “Taberna Burgesa”, onde os sabores locais serão protagonistas. À noite, sobem ao palco os “Vizinhos”, uma das bandas revelação do último ano, seguidos pela energia contagiante dos “P*ta da Loucura”.
O domingo, dia 23, marca o encerramento da feira com atividades que aliam desporto, tradição e convívio. Logo pela manhã, realiza-se a já habitual “Caminhada de São Martinho”, com inscrições abertas através do email desporto@cm-lousa.pt. Em simultâneo, no Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos, a Cooperativa Lousamel promove a palestra “Abelhas e Territórios: Histórias e mundos que se cruzam”, dedicada à importância da apicultura e da preservação dos ecossistemas.
Durante a tarde, o recinto voltará a encher-se de animação com atuações da “Companhia um do outro” e do Grupo de Concertinistas da Lousã. Pelas 17h00, o Magusto Popular reunirá visitantes e expositores num momento de convívio, e, logo de seguida, pelas 17h30, a artista popular Rosinha promete encerrar a edição de 2025 com muita música e boa disposição.
Com uma programação diversificada, que combina tradição, cultura, gastronomia e entretenimento, a Feira do Mel e da Castanha da Lousã volta a afirmar-se como um dos maiores eventos regionais do centro do país.
