13 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Feira do Mel e da Castanha abre hoje na Lousã

16 de Novembro 2018

Cerca de 150 expositores participam, de hoje a domingo (16 a 18 de novembro), na Feira do Mel e da Castanha da Lousã. Os produtos endógenos do concelho, bem como outros tradicionais, vão espalhar-se pelo Parque Municipal de Exposições e tendas anexas, convidando todos a conhecer o que de melhor há na região.

Com 29 anos de história, esta feira assume-se como um dos principais eventos do concelho, uma montra privilegiada do que há de mais característico na região. Apesar da quebra drástica que se verifica este ano a nível da produção de mel – na sequência dos trágicos incêndios do ano passado, agravada por outros condicionalismos como a vespa velutina e as próprias condições climatéricas -, este certame apresenta-se com a pujança e diversidade que o caracteriza e promete voltar a conquistar o público.

Os expositores vão distribuir-se por mais de 5.000 metros quadrados, convidando os visitantes a percorrer todo o recinto e a vasta oferta da feira que, como sublinha o presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes, se tem vindo a afirmar como a “melhor Feira do Mel e da Castanha do país”.

Tal como tem sido habitual, apenas é comercializado Mel de Denominação de Origem Protegida (DOP) neste evento, que tem este ano como convidada a Região Ribatejo Norte DOP. Para além dos apicultores, participam na feira produtores, comerciantes, artesãos e instituições. Ao todo, são cerca de 150 os participantes, que vão apresentar no recinto o mel e produtos derivados, produtos endógenos da região, artesanato e a gastronomia, numa mostra onde se vão encontrar produtos de todo o país, sendo de destacar ainda a participação de cinco tasquinhas, que são dinamizadas pelas coletividades locais.

A par com a vertente expositiva e da gastronomia, decorre um atrativo programa de animação, dinamizado por instituições e artistas locais e também alguns de dimensão nacional.

A feira abre hoje, às 17h00, seguindo-se a inauguração oficial e visita ao recinto. O programa segue com “Mimo´s Street Parade”, Ramiro Simões e o espetáculo “O Nariz Preto”, de Pedro Tochas.

Amanhã o destaque vai para o programa da RTP “Aqui Portugal”, que será transmitido em direto do jardim dos Paços do Concelho entre as 11h00 e as 19h00, com várias ligações ao recinto da feira. Durante a tarde decorrem demonstrações da Academia de Bailado da Lousã e da Academia “Hora Bolas” e os Showcooking’s “Chocolate, Mel e Castanha” e “Sabores de Outono”. A animação na feira continua com a Fanfarra Kaústika, entre as 18h00 e as 20h00, e com João Francisco, que sobe ao palco às 21h30. A noite termina com a atuação de David Antunes, acompanhado por Vanessa Silva.

O programa de domingo abre com a habitual Caminhada de São Martinho, às 8h00, que contempla a realização de um magusto durante o percurso. À tarde há novamente demonstrações de culinária, inspiradas nos “Sentidos de Outono” e “Sabores da Terra”. Realiza-se também, pelas 17h00, o tradicional magusto, que a autarquia oferece a todos os participantes e que conta com animação pelo Etnográfico da Região da Lousã.

A autarquia recorda que a Feira do Mel e da Castanha é um Ecoevento ERSUC, comprometido, portanto, com a redução do impacte ambiental resultante desta realização, promovendo a gestão adequada de resíduos.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM