23 de Janeiro de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Feira do Livro estende-se pela Baixa com mais de uma centena de atividades

7 de Junho 2024

De 14 a 23 de junho, a Feira do Livro de Coimbra regressa para a 45.ª edição, com 48 pavilhões e mais de uma centena de atividades (116) programadas que pretendem consolidar a estratégia de revitalização do território da Baixa, mantendo o núcleo da Praça do Comércio e estendendo-se ao Largo do Poço e ao Largo do Romal.

Com o lema curatorial “10 vezes 50 anos”, para assinalar os 50 anos do 25 de Abril e os 500 anos do nascimento de Camões, a Feira soma 58 representações, entre alfarrabistas, editores e livreiros.

Os espaços que recebem este ano a Feira do Livro vão chamar-se, entre os dias do evento, Praça das Famílias (com uma programação infantojuvenil) e Praça da Arte e da Criação (com foco no “pensamento artístico”), devido às atividades que recebem.

Há ainda locais paralelos que acolhem atividades, como o Parque Manuel Braga ou, no âmbito da “Rota de Contos nas Tabernas”, estabelecimentos como o Izakaya ONI e o Dona Lúcia.

Outra novidade são os dois espaços programáticos situados na Praça do Comércio, nomeadamente o Auditório Luís de Camões e o Palco Liberdade.

A programação inclui “uma série de nomes associados à arte, ao livro e à palavra”, da literatura à música, como Mário Cláudio, Lídia Jorge, Tom Farias, além de Sam The Kid, Manuel Cruz, Valter Lobo, Capicua, entre outros.

“Nós tínhamos a consciência de que, para crescermos, era necessário que existisse robustez do ponto de vista da programação e conceitos fortes, para que possamos, eventualmente, no futuro, fazer da ‘Baixinha’ uma espécie de pequena aldeia literária no meio da cidade”, afirmou Rafael Nascimento, chefe da Divisão de Cultura e Promoção Turística da Câmara Municipal de Coimbra (CMC).

José Manuel Silva, presidente da CMC, afirmou que foram investidos 200 mil euros na Feira deste ano, mais 70 mil euros do que em 2023.

“Triplicámos os espaços [da Feira], o que naturalmente implica mais investimento, mas também permite receber mais ‘stands’ e desenvolver mais atividades culturais”, vincou.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM