A 44.ª edição da Feira do Livro, promovida pela Câmara Municipal de Coimbra, ocorrerá de 23 de junho a 2 de julho, na Praça do Comércio, na Baixa da cidade, tornando-se o epicentro que irá impulsionar dinâmicas criativas e dialogantes, a reflexão, o encontro e a partilha de conhecimento em torno da celebração do livro e da leitura.
Com uma programação diferenciadora e transformadora do território, que confere centralidade à palavra, o evento desenvolve-se em torno de vários eixos temáticos: comemoração dos centenários de autores consagrados da literatura portuguesa e da Biblioteca Municipal de Coimbra, divulgação da língua portuguesa numa perspetiva global, promoção de artistas emergentes e estreita ligação ao ecossistema cultural local, através de encontros com autores, espetáculos e outras manifestações artísticas para todos os públicos.
O espaço contará com 40 stands de livreiros, editoras e alfarrabistas de vários pontos do país, com uma “programação eclética e abrangente, direcionada para as expetativas dos diferentes públicos”, citou a diretora do Departamento de Cultura e Turismo da Câmara Municipal, Maria Carlos Pêgo.
Para além de toda a programação diferenciada, a feira trará consigo a celebração de centenários de vários escritores como Eugénio de Andrade, Mário Cesariny e Natália Correia, destacando-se o centenário do nascimento de Eduardo Lourenço, escritor e pensador que será objeto de uma criação de arte urbana num edifício municipal da Praça do Comércio pela artista Aheneah, que utiliza ponto-cruz nas suas obras.
Na vertente musical, o evento contará com a presença de alguns artistas, esses que possuem uma forte ligação com a palavra como, por exemplo, Joana Alegre, Adolfo Luxúria Canibal, A Garota Não, a Lisbon Poetry Orchestra, com o espetáculo “Os Surrealistas”, Maze & Spock e ainda NERVE, com o seu projeto de sessões de poesia do autor “Purga”.
A feira irá contemplar também os artistas e músicos emergentes de Coimbra, com o apoio da Associação Cultural Apura, que irá trazer alguns espetáculos e performances que ligam a poesia e a música.
O público infantojuvenil possuirá horas do conto e atividades em que participam escritores como José Fanha, Milu Loureiro, Fernando Marques Pereira e Carolina Sapienza-Bianchi e João Manuel Ribeiro.
Nesta edição, evidencia-se ainda a presença de projetos e vozes com relevância no meio artístico nacional, com grande atenção à relação da música com a poesia, como A Garota Não, Adolfo Luxúria Canibal, Lisbon Poetry Orchestra, Joana Alegre ou Maze & Spock.
O evento conta com parcerias de diversas entidades locais, como a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, a Associação de Doceiros de Coimbra, a Associação Portugal Brasil 200 anos, Associação Apura, Associação Há Baixa, Cooperativa Bonifrates, Associação Recortar Palavras, Associação Académica de Coimbra, a Rádio Universidade de Coimbra, o Forum Coimbra, a Fundação INATEL e A Previdência Portuguesa.
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, destacou que estas parcerias são fundamentais para a autarquia “abrir o espaço e as portas a todos e a todas”.
Segundo o autarca, o orçamento para a edição deste ano é de 127 mil euros, que em comparação ao ano anterior foi reduzido em cerca de 65 mil euros, numa perspetiva de procurar “fazer mais e melhor com menos recursos”.