A aldeia de Carapelhos, no concelho de Mira, vai ser “rainha” este fim de semana com o grelo de nabo a mostrar as suas potencialidades na XVI edição da Feira dos Grelos, pois segundo a Confraria Nabos & Companhia este produto bem típico daquela região “é muito mais que um legume que acompanha a refeição”.
Trata-se de um evento que “pretende promover os grelos de nabo, mas também toda a gastronomia daquela vila, nomeadamente da zona da Gândara, uma das maiores produtoras do legume que vai estar nas mesas entre os dias 20 e 22 de maio”, disse ao Despertar o Grão-Mestre Nuno Janicas da Confraria promotora da iniciativa.
Esta edição vai trazer muitas novidades, entre elas o Ginabo e o gelado de nabo, além de pratos bem típicos, como o Pregado da Praia com Grelos à Vista, Vaca Caída com Grelos à Vista ou Rojões com Grelo, sendo que todas as receitas são confecionadas pelos confrades e confreiras.
“São receitas inovadoras feitas à base dos grelos de nabo, pois não é apenas um alimento para servir como acompanhamento, também dá para fazer outras receitas e nós temos a prova disso”, salienta Nuno Janico.
A feira, que tem início pelas 11h00 de sexta-feira, conta com um espaço mais ampliado, uma vez que “temos cada vez mais visitantes” e aposta num novo conceito de serviço, com um evento “mais ecológico, através da redução do consumo do plástico”.
“É neste fim de semana que a aldeia se mostra ao país e ao mundo, enchendo-se de vida e movimento, e temos pessoas que vêm do país e além-fronteiras para nos visitarem propositadamente”, destaca o Grão-Mestre, que demonstra expetativas elevadas, pois “esperamos que este ano tenhamos ainda mais visitantes à nossa feira”.
A Confraria Grelos & Companhia surgiu em 2000, e conta atualmente com 80 confrades e confreiras, que se unem para divulgar, promover e defender os grelos de nabo, bem como a gastronomia da Gândara e a cultura local.