O Terreiro do Paço, em Ançã, vai receber este domingo (30) a 20ª Feira do Bolo de Ançã, que este ano regressa “com muitas novidades, mais animação e pontos de atratividade”.
“Trata-se de uma iniciativa que pretende promover o Bolo de Ançã e o trabalho das boleiras (os), pois esta é uma tradição secular que está enraizada e faz parte da nossa identidade”, disse ao “Despertar” o presidente da Junta de Freguesia de Ançã, Cláudio Cardoso.
O certame abre as portas aos visitantes pelas 10h00, com os Gaiteiros, e prolonga-se até às 19h00. No decorrer do evento, de acordo com o autarca, não vai faltar música premente com os Gaiteiros Rainha Santa, os Quarteto Tabueira, os Meia Tuna e o Grupo de Bombos “Só Pedra”, bem como a venda do “verdadeiro” Bolo de Ançã, confecionado pelas nove boleiras que vão marcar presença na iniciativa.
“Iremos ter o fabrico ao vivo do bolo para venda, ateliers e diversas atividades para crianças e adultos, além de visitas ao concelho, a pé ou a cavalo”, revelou Cláudio Cardoso, partilhando ainda a iniciativa “Ançã de Honra”, um lanche para que todos possam provar este bolo típico.
De acordo com o presidente, a qualidade, sabor e textura do Bolo de Ançã “está na experiência das boleiras e até do próprio forno”.
“Não é apenas a receita que conta, pois esta é facilmente copiada. O ingrediente que o distingue são as mãos de quem o confeciona. É a conjugação de vários fatores acumulados ao longo de séculos”, salientou.
Antes da abertura do certame, vai ter lugar amanhã (29) a inauguração da exposição sobre o Bolo de Ançã e as Boleiras, acompanhada de um momento musical.
A XX Feira do Bolo de Ançã é um evento de organização conjunta da Associação Boleiras, da Junta de Freguesia de Ançã e da AVANÇA, com o apoio do Município de Cantanhede.