A Feira do Ano – Festas Concelhias, de Montemor-o-Velho, está prestes a começar. É já a partir de amanhã (31) e até ao dia 8 de setembro que regressa uma das mais emblemáticas e tradicionais festas populares da região.
Geralmente realizada por esta altura, o certame, que decorre no Largo da Feira, será durante nove dias, o epicentro de uma celebração que remonta há já muitas décadas e que mantém viva a tradição, cultura e inovação, combinando elementos culturais, gastronómicos, comerciais e de entretenimento, o que acaba por atrair milhares de visitantes de diversas partes do país. “Esta é uma feira secular. O desígnio que tracei com o Executivo em 2013, em particular em 2014, foi de voltar a projetar as festas da Feira de Ano de Montemor-o-Velho para os níveis que já teve”, destacou Emílio Torrão, presidente da Câmara Municipal (CM).
A Feira do Ano, que é organizada pela Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, tem vindo a afirmar-se de ano para ano, tornando-se num evento com raízes profundas na história de Montemor, estabelecendo um papel importante na promoção da cultura, economia e turismo da região.
“Este evento atrai muita gente no verão e projeta Montemor para níveis de qualidade inquestionáveis e sobretudo dá um plus à economia local muitíssimo significativa”, disse o edil.
Com entradas gratuitas, o certame é um momento de celebração e de encontro, tanto para quem é do concelho como para quem faz quilómetros para marcar presença de forma a preservar tradições.
“São nove dias de redescoberta, confraternização, de gastronomia, cultura e animação. É uma festa para todos, muito inclusiva, direcionada para todas as famílias e é também um ponto de reunião de amigos”, sublinhou.
Programa para todos
A nível da programação, e dando continuidade às edições anteriores, a organização preparou um cartaz pensado para todas as idades, contando com a atuação de artistas nacionais, mas também de artistas de expressão regional e local, bem como o tecido associativo concelhio, com as freguesias em festa.
Pedro Abrunhosa, Maninho, Romana, Dillaz, D.A.M.A, Van Zee, Nuno Ribeiro, Mariza e GNR são os cabeças de cartaz que vão subir ao palco e tornar ainda mais mágica esta festa concelhia.
“Temos um cartaz muito apelativo. Apostamos em artistas nacionais que tem sempre no mesmo dia um artista local. Aproveitamos a capacidade de captação de pessoas do artista nacional para promover também os nossos artistas locais”, revelou Emílio Torrão.
“Queremos que seja um evento cada vez mais regional, que marque o verão que seja incontornável para quem nos visita na região Centro e por isso temos de estar à altura”, destacou.
Paralelamente à programação no recinto, a tradicional e secular Feira do Ano, das cebolas e da roupa velha realiza-se entre os dias 4 e 8 de setembro, podendo alguns setores de atividades desenvolverem-se entre os dias 31 de agosto a 8 de setembro. A Feira decorre na área adjacente à Pista de Atletismo, recinto da Feira Quinzenal e vias envolventes.
O presidente de Montemor-o-Velho afirmou que o orçamento para a realização do evento é muito semelhante ao do ano anterior, que ronda os 550 mil euros, sendo que um quarto do valor corresponde ao caché dos artistas.