A Feira do Ano regressou no sábado passado (2) e decorre até domingo (10) em Montemor-o-Velho. O certame tem atraído diariamente milhares de visitantes, que se deslocam ao concelho para desfrutar de um programa idealizado para todas as idades, reunindo música, gastronomia, comércio e artesanato, totalizando mais de 150 espaços, distribuídos numa área de 78 mil metros quadrados, no Largo da Feira.
Assim, até domingo pode ainda aproveitar e fazer uma visita à Feira do Ano. A nível musical ainda vai poder ouvir Jorge Palma (hoje) e Ivandro (amanhã). Nestes dias pode ainda contar com as atuações de Mizzy Milles e Adelaide Sofia Fado (hoje) e Sílvio Girão (amanhã).
Não se esqueça que, no final de cada espetáculo, a noite continua na tenda eletrónica. Hoje a animação está a cargo do DJ Juan Kasew e amanhã será a vez dos Dj’s Bad Monkeyz e Old Guy. No último dia (10), a tarde é dedicada às crianças com um espetáculo, pelas 17h00, proporcionado pela Fada Juju, culminando com um concerto de tributo a Afonso Duarte – “65 anos de eternidade”, pelas 21h30.
No Largo da Feira pode também degustar a gastronomia regional e até do mundo, pois este ano este setor conta com uma área de Street Food com seis espaços que levam os visitantes numa “viagem” pelos sabores e aromas de outras culturas e países. Além deste espaço, pode ainda apreciar outros pratos tradicionais nas cinco tasquinhas e 11 petisqueiras que marcam presença no certame. Por último, delicie-se nos 10 espaços de doçaria conventual que trazem, entre muitos outros doces, o arroz-doce quentinho, as Queijadas da Pereira e as Pinhas de Montemor.
Assumindo-se como uma festa de família, as crianças também têm direito a divertir-se gratuitamente na Morlândia, que regressou à Feira do Ano com mais espaço e atividades, juntando 2.800 m2 de equipamentos bem divertidos.
Além da Feira Anual, decorrem também as tradicionais feiras do ano, da roupa velha e das cebolas, entre outras atividades.
A Câmara Municipal recomenda aos visitantes que cheguem com antecedência ao recinto para usufruir de tudo aquilo que o evento tem para oferecer, de forma cómoda e em segurança, tendo disponível quatro parques de estacionamento.
De destacar que a Feira do Ano é novamente um ecoevento. Os visitantes podem adquirir o seu copo reutilizável pelo valor de cinquenta cêntimos e utilizá-lo durante todo o evento.
Dia do Município com reconhecimentos
O Dia do Município de Montemor-o-Velho comemora-se hoje (8), tendo a autarquia preparado um programa recheado de comemorações. Este ano, iniciam-se, pelas 10h00, na Praça da República (em frente aos Paços do Concelho), com o Hastear da Bandeira que antecede a Sessão Solene a decorrer no Largo dos Anjos.
Durante a cerimónia, a autarquia vai distinguir o mérito concelhio com a atribuição de Medalhas de Mérito Municipal a várias individualidades e entidades do concelho por serviço e dedicação à causa pública. Um dos pontos altos será a inauguração do conjunto escultórico “Viagens Fernão Mendes Pinto”, acompanhada de um momento cultural protagonizado pelo Centro de Iniciação Teatral Esther de Carvalho.